Autismo e a Síndrome de Down

Autismo e a Síndrome de Down
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 1:02:38
 
1X
 

Em todo o Brasil, estima-se que existam 270 mil pessoas com Síndrome de Down, de acordo com o Ministério da Saúde.

Quando se fala em Transtorno do Espectro Autista (TEA), a estimativa é que haja cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso representa 1% da população brasileira. Diversos especialistas da área, no entanto, contestam esse número, por faltarem pesquisas com profundidade suficiente para fazer esse tipo de estimativa.

A possibilidade é que essa questão em torno do autismo mude em um futuro próximo, já que foi sancionada a Lei Nº 13.861/2019, que exige que nos futuros censos demográficos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) também estejam presentes perguntas e informações sobre o TEA.

Para falar sobre os desafios cotidianos de se criar uma criança com Síndrome de Down ou com algum grau de autismo, recebemos, no nosso programa de rádio desta terça-feira (30/07), Mônica Xavier, fundadora e presidente do Instituto Empathiae, que possui acreditação pelo Massachusetts Down Syndrome Congress para o acolhimento de famílias que recebem um bebê inesperado e que cursou uma Atualização Profissional para o Cuidado da Síndrome de Down pela Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina da USP, além de ter feito uma Especialização em Síndrome de Down pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas (CEPEC-SP); e Felipe Villela, fundador do projeto Com.Paixão – Kids, projeto que promove a inclusão, estimulação e atendimento terapêutico e psicológico a crianças carentes com autismo, sediada no CIVI-CO – Negócios de Impacto Social, na capital paulista.

O programa também contou com as participações da jornalista Bruna Ribeiro, com sua coluna sobre infância, juventude e diversidade, e Franklin Valverde, nosso colunista de cultura.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Maria Fernanda Garcia.