Bullying

Bullying
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 1:00:25
 
1X
 

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em média, metade das crianças e jovens no mundo já sofreu bullying por razões de aparência física, gênero, orientação sexual, etnia ou país de origem.

No Brasil, os casos chegam a 43%, taxa semelhante a outros países da América Latina como Argentina (47,8%), Chile (33,2%), Uruguai (36,7%) e Colômbia (43,5%). Em países desenvolvidos, a taxa gira em torno de 40% a 50%, como é o caso da Alemanha (35,7%), Noruega (40,4%) e Espanha (39,8%).

Para falar sobre o bullying e os efeitos negativos dele para crianças e adolescentes, recebemos, no nosso programa de rádio do dia 29 de outubro, Maria Luiza Fernandes, co-fundadora da CORE – Comunidade Reinventando a Educação Jovem, uma rede de apoio formada por e para jovens e Silmara Meireles, membra da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças na Coordenação e Implantação de Programas de Saúde Emocional em Escolas da Rede Pública, psicóloga e mestre em Psicologia da Educação pela UNICAMP.

O programa também contou com a participação da jornalista Marisa Marega, com sua coluna sobre violência doméstica.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde, nosso colunista de cultura.