Desigualdade e moradia popular

Desigualdade e moradia popular
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 00:57:15
 
1X
 

No Brasil, de acordo com o IBGE, 54,8 milhões de pessoas viviam em situação de pobreza em 2017, cerca de um quarto da população do país. Além disso, 5,4 milhões de pessoas não possuíam um banheiro de uso exclusivo em suas casas, o que representa 1,6 milhão de domicílios brasileiros. Os banheiros de uso exclusivo são aqueles que, no cotidiano, não são compartilhados com os moradores de outros domicílios.

E, com a crise econômica que deixa mais de 13 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, torna-se ainda mais urgente debater que políticas públicas são necessárias para melhorar a qualidade de vida das camadas mais pobres da população brasileira.

Para falar sobre as questões que envolvem desigualdade e moradia popular, no Olhar da Cidadania do dia 26 de junho, recebemos Erminia Maricato, professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo (1989-1992) e fundadora do LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU/USP, e Américo Sampaio, que é professor e sociólogo, coordenador e gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo, e atua em parceria com diversos segmentos da sociedade civil na formulação de políticas públicas mais inclusivas.

Entre os assuntos abordados estão: políticas públicas para cidades, especulação imobiliária, o surgimento de comunidades carentes nos grandes centros, moradias irregulares, a função social da propriedade e a falta de alternativas de estabelecimento de uma moradia para os mais pobres.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre como o medo surge na sociedade e altera as relações sociais e de poder; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as atuais atividades do Congresso Nacional em relação à proteção de dados.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM