Direitos Humanos

Direitos Humanos
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 1:00:06
 
1X
 

O relatório ‘Human Rights in 2018‘, elaborado pela Ipsos, revela que 6 em cada 10 brasileiros acham que “os direitos humanos apenas beneficiam criminosos e terroristas“. Além disso, 28% da população concorda com a frase “Direitos humanos não significam nada no meu cotidiano”.

A realidade, no entanto, é que os direitos humanos são direitos básicos para que qualquer pessoa tenha uma vida digna, e incluem direitos como liberdade, educação, saúde e previdência social.

Quando se trata de proteção a direitos básicos, o Brasil deixa muito a desejar, já que é o país com maior risco de violência contra crianças e adolescentes, segundo o relatório ‘Child Rights Now’.

O Brasil é também o país com a segunda maior taxa de homicídios da América do Sul e registrou mais de 65 mil homicídios só em 2017, segundo dados do Atlas da Violência 2019. O mesmo estudo aponta, ainda, que 75,5 das vítimas de homicídios no país são pessoas negras.

Para discutir as violações de direitos humanos no país e a reação da população brasileira ao tema, recebemos, no nosso programa de rádio desta quinta-feira (25/07), Maíra Cardoso Zapater, advogada e professora na área do direito, doutora em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e pós-doutoranda no Núcleo de Estudos Sobre o Crime e a Pena da FGV-Direito SP, e Eduardo Matarazzo Suplicy, vereador, economista e professor universitário, que atuou como Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo de 2015 a 2016.

Entre as questões discutidas estão o que são direitos humanos e a relação entre direitos humanos e posicionamentos políticos de esquerda e direita.

O programa também contou com a participação da nossa colunista de educação, Irene Reis.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Maria Fernanda Garcia.