Jovens e criminalidade

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Jovens e criminalidade
Loading
/

Segundo levantamento do Infopen, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, na sua maioria composta por jovens e negros.

Um estudo, realizado pela pesquisadora Carolina Ziebold, aponta que o combate à pobreza na infância reduz em quase um quarto o risco de jovem cometer crime. No entanto, em 2021, os índices de educação no Brasil voltaram ao patamar de 2013, segundo o Ministério da Educação.

A realidade compromete o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de números 1 e 10, da Agenda de 2023 da ONU, que dizem respeito à erradicação da pobreza e redução das desigualdades.

Para refletir sobre Jovens e a criminalidade, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (13/10), a pesquisadora do departamento de psiquiatria e psicologia médica da UNIFESP, Carolina Ziebold; e a coordenadora da área de justiça racial e de gênero da Oxfam Brasil, Tauá Pires.

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Karsten Winegeart