A origem dos preconceitos no Brasil

A origem dos preconceitos no Brasil
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 1:01:30
 
1X
 

Segundo o Datafolha, quase um em cada três brasileiros (30%) já se sentiu vítima de preconceito por conta de sua classe social. A pesquisa foi divulgada este ano.

Além disso, 28% dos brasileiros já foram discriminados pelo local onde moram, 26% por religião, e 24% pelo seu sexo. Para o Datafolha, os dados demonstram um aumento no número de pessoas vítimas de alguma forma de preconceito.

Para falar sobre a origem dos preconceitos no Brasil, recebemos, no nosso programa de rádio desta terça-feira (27/08), Sylvia Duarte Dantas, psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta intercultural, que coordena o grupo de pesquisa ‘Diálogos Interculturais’, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e Vítor Davila Teixeira, professor e doutor em antropologia social pela UNICAMP e que se dedica ao estudo da música popular, dos cultos afro-brasileiros e das questões étnico-raciais no Brasil.

O programa também contou com a participação da jornalista Bruna Ribeiro, com sua coluna sobre infância, juventude e diversidade.

A apresentação foi dos jornalistas Franklin Valverde, que apresentou também sua coluna de cultura, e Maria Fernanda Garcia.