Os brasileiros e a desigualdade

Os brasileiros e a desigualdade
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 55:20
 
1X
 

O relatório ‘Nós e as desigualdades 2019’, elaborado pela OXFAM Brasil em parceria com o Datafolha, analisou como o brasileiro percebe as desigualdades em seu dia a dia.

Segundo o relatório, 86% das pessoas acreditam que a mulher não deve estar presa às tarefas domésticas ou familiares, e 81% da população acredita que a cor da pele influencia na decisão de uma abordagem policial.

Com base nesta pesquisa, o brasileiro parece estar ciente das desigualdades cotidianas. Mas, na prática, o brasileiro exerce esse posicionamento?

Para falar sobre o perfil do brasileiro em relação à desigualdade, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 04 de dezembro, a antropóloga Beatriz Accioly e a advogada Luanda Pires.

Beatriz Accioly é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença – NUMAS e colabora do  Núcleo de Estudos sobre Antropologia do Direito – NADIR, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Luanda Pires é coordenadora do Núcleo de Mulheres LBT’s e Gênero na Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, diretora Tesoureira do Grupo de Advogadas pela Diversidade Sexual e de Gênero – GADVs, e coordenadora do Projeto ‘Diversidade Importa’ no Movimento Mulheres com Direito.

Entre os assuntos abordados estão: desigualdades como construções culturais; pensamento crítico; a naturalização da desigualdade social; população negra neste contexto; retrocessos de direitos; o papel do ativismo; o campo progressista; como ter um outro olhar sobre essa realidade; a construção do diálogo; agressão contra a mulher; e a redemocratização das relações humanas.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre as desigualdades sociais e econômicas e a falta de ação do Brasil; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as perseguições e discriminações no Estado democrático de direito.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM