Os desafios da democracia brasileira

Os desafios da democracia brasileira
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 00:55:07
 
1X
 

De acordo com a pesquisa Barômetro das Américas (LAPOP), quase 6 em cada 10 brasileiros não estão satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil.

O relatório também revela que 35% dos brasileiros acham justificável um golpe militar em um cenário de muita corrupção. Ainda assim, a maioria da população (65%) se mostra contra um governo militar.

Além disso, o Barômetro das Américas registrou pela primeira vez um aumento no número de brasileiros que se consideram de direita (39%), agora um número superior ao da população que se define como de esquerda (28%).

Para falar sobre a percepção do brasileiro em relação à democracia, no Olhar da Cidadania do dia 3 de junho, recebemos Jairo Pimentel, cientista político, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV), e Irapuã Santana, advogado e doutorando em direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), procurador do município de Mauá – SP e apresentador do programa ‘Explicando Direito’, da Rádio Justiça.

Entre os assuntos abordados estão: como o brasileiro se percebe dentro do sistema democrático, polarização política, violações de direitos humanos, crescimento da direita brasileira e a busca pela qualificação do debate público.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre o desemprego e sua relação com a depressão; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o interesse do presidente Jair Bolsonaro na indicação de um juiz evangélico para o STF.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM