O papel do Poder Judiciário

O papel do Poder Judiciário
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 53:52
 
1X
 

A Operação Lava Jato trouxe a atuação do Poder Judiciário para o cotidiano dos brasileiros.

Apesar da visibilidade do judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem um índice de confiança de apenas 18%, como revela uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril de 2019.

De acordo com uma pesquisa interna da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), quase 90% dos magistrados consideram a agilidade do Poder Judiciário ruim ou regular, e quase 80% têm a mesma opinião sobre sua efetividade.

O levantamento Justiça em Números 2018, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que as despesas totais do Poder Judiciário correspondem a 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou a 2,6% dos gastos totais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. A despesa média mensal do Poder Judiciário por magistrado foi de aproximadamente R$ 48,5 mil e por servidor, de R$ 15,2 mil.

Para falar sobre o protagonismo do Poder Judiciário, no Olhar da Cidadania do dia 21 de agosto, recebemos Fausto Martin De Sanctis, Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 3ª região e ouvidor-geral desta corte, e membro do Conselho Consultivo da American University para programas de estudos jurídicos Brasil – EUA; e Laura Benda, juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (TRT) em São Paulo e ex-presidenta da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

Entre os assuntos abordados estão: o judiciário como garantidor de direitos fundamentais, a desconfiança no poder judiciário, seletividade, democratização da justiça, mal funcionamento do poder judiciário, problemas para efetividade deste poder, reforma trabalhista e vazamento de conversas da Lava Jato.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre intolerância e a dificuldade em aceitar o outro e a si mesmo; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os vazamentos de mensagens por parte da imprensa brasileira e as questões éticas presentes nesse tipo de reportagem.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM