Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário-mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado. Dois anos antes, a média era de 66%. A doação diretamente para ONGs e projetos socioambientais foi praticada por 36% dos respondentes, mantendo-se estável. Estes achados integram a terceira edição da Pesquisa Doação Brasil, iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e realizada pela Ipsos.
A Pesquisa Doação Brasil 2022 revelou que a Geração “Z”, ou seja, jovens nascidos entre 1997 e 2010, se apresentam muito mais otimistas e positivos em relação às ONGs do que em outros quesitos. Quando perguntados se as “ONGs levam benefícios a quem realmente precisa” , 74% da Geração Z respondeu positivamente, contra 58% da população geral.
Para refletir sobre a Pesquisa Doação Brasil 2022, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (12/09), Andréa Wolffenbüttel, integrante do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação; e Kátia Gomes, responsável pela área de relacionamento e Captação de Recursos do Instituto Velho Amigo.
Também contamos com a participação de Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
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