Dia de Doar incentiva a cultura de doação
Campanha mundial tem o objetivo de promover a solidariedade e o trabalho voluntário
O Dia de Doar é uma campanha que estimula a cultura de doação em mais de oitenta países. O intuito desse movimento é ajudar ONGs e Instituições, incentivando a doação e o voluntariado.
No dia 1º de dezembro, países como Espanha, Canadá, Estados Unidos, e toda a região da América Latina, irão se mobilizar para receber doações de todos os tipos, sejam alimentos, roupas, sangue, entre outros.
A campanha surgiu nos Estados Unidos em 2012 como o Giving Tuesday, e desde 2013 veio para o Brasil por uma iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação. O Dia de Doar foi criado em resposta ao consumismo da época de fim de ano, para sensibilizar as pessoas e promover a solidariedade. No Brasil, o principal articulador é o Instituto Doar. A gestão da campanha é feita pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
“A gente não tem hoje, no Brasil, uma cultura de participação social, e a cultura de participação social é a raiz da cultura de doação. Essa conversa sobre a importância das doações precisa existir entre as pessoas; sair do ambiente de terceiro setor e entrar na vida das pessoas de maneira geral”, afirma Joana Lee Ribeiro, articuladora do Movimento por uma Cultura de Doação, em uma entrevista feita pela ABCR.
Muitas instituições são beneficiadas com a campanha. Uma delas é a Associação Paulista de Amparo à Mulher (APAM), apoiadora oficial da iniciativa. A APAM oferece atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, ajudando na qualificação profissional e na geração de renda.
“Aderir ao movimento é uma forma de contribuir para a disseminação da cultura da doação; visamos recrutar voluntários o ano todo, mas uma ação como essa ajuda a divulgar a causa”, explica a assistente social Érica Guedes da Cruz, da APAM.
A gerente financeira Ana Paula Rebello é doadora de sangue há mais de 10 anos. “Acredito que deveria haver no Brasil mais campanhas de apoio e incentivo à doação de sangue. Milhares de cirurgias são adiadas no país pela ausência de doadores, o que faz com que os bancos de sangue dos hospitais fiquem em situação de risco, com seus estoques insuficientes para atender as emergências nos grandes hospitais. O ato de doar é também um ato de amor ao próximo.”
Ajude a divulgar a campanha você também. Quando doar algo, tire uma foto e compartilhe nas redes sociais utilizando a hashtag #diadedoar. Para mais informações, acesse o site: www.diadedoar.org.br.