Eu consumo, você consome e, distraídos, nós nos consumimos
Quando você compra algo, não compra com dinheiro, compra com o tempo da sua vida que você gastou para ter este dinheiro. José Mujica
Por Irene Reis
Consumo e consumismo: entre o ser e o ter; presença, distração!
Ter e não ser, eis a questão!
O que a educação tem a ver com isso?
A educação hoje também é objeto de consumo! De consumo, ou um consumismo a mais? Vamos pensar sobre isso?
O Ser exige presença! Para que possamos nos constituir como pessoas, precisamos estar presentes, estar atentos.
Ultimamente, contudo, nada favorece que esta atenção se sustente. Estamos muito distraídos! Tudo chama a nossa atenção, tudo nos rouba a atenção! Existe uma indústria marqueteira criada para bolar estratégias para que este roubo seja cada vez mais eficiente!
E a educação vai se estruturando nesta mesma toada, consumindo mais quantidade que qualidade. Consumimos sete, dez e até doze aulas por dia! Aulas de 40 ou 50 minutos, rasas, sem profundidade, sem nenhum tempo favorável a que o ser se construa. E assim, este ser, distraído, precisa focar em fazer parte de um ranking que determina que ele existe quando ocupa os primeiros lugares.
Entre o Ser e o Ter, vamos, também na educação, construindo pessoas rasas, que querem ter muito, já que isso define o que elas são. A educação precisa mudar este paradigma construindo seres mais presentes, conscientes, solidários. Seres que são mais do que aquilo que têm. Que são aquilo que têm, mas não aquilo que podem comprar no supermercado, no shopping. São aquilo que têm de melhor, que é a relação com o outro; com o outro Ser.
Nós, educadores, todos nós preocupados com a educação, podemos pensar mais em construir o Ser, que consome, mas não se deixa consumir pelos desejos de compra desenfreados, impostos pela publicidade e pelo marketing. Mais consumo consciente, mais presença, menos consumismo são as exigências e demandas desta sociedade.
O fato é que basta uma olhadela a nossa volta para perceber que a lógica do modo de vida capitalista contemporâneo tem gerado um mundo dividido entre poucos alguéns e uma multidão de ninguéns. Todos vorazmente desejosos em consumir um mundo cuja natureza não dá mais conta de se renovar. E tal postura antropocêntrica e egocentrada ameaça, cotidianamente, inúmeras formas de vida sobre o planeta. Inclusive as vidas humanas. (Machado; Monteiro, 2015)
Sabe aquelas escolas tradicionais nas quais quando toca o sinal as crianças saem correndo como se estivessem em perigo ou como se estivessem muito atrasadas para algo muito importante? Cada vez que eu leio sobre como implantar os ODS – ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, eu me sinto assim, como se tivesse acabado de ouvir o sinal!
Precisamos fomentar esta agenda do consumo consciente, mostrar que atitudes simples contribuem, e muito. Saber de quem se está comprando um produto, comprar somente aquilo que realmente é necessário, não desperdiçar, reaproveitar, cuidar do meio ambiente como se fosse a sala de estar do planeta, onde todos convivemos e deve ser, portanto, um espaço limpo, harmonioso, abundante, tal e como seria se não estivéssemos presentes!
Referências e sugestões para avançar na temática:
Sobre a definição da palavra Consciência, usada no discurso de consumo consciente:
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 4ª ed., 2018, p.103 – 104.
A felicidade está dentro de ti – apologia da sobriedade – José Mujica. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=iunhKnq3YZk>. Acesso em: 01/08/2018;
Conversa com Bial – Pepe Mujica. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hhs982WCHdo>. Acesso em 01/08/2018.
Artigo dos professores Dr. Alexsandro dos Santos Machado e Dr. Hugo Monteiro. A Intuição como fundamento do ensino das artes: em tempos de revisão paradigmática. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/viewFile/19868/pdf>. Acesso em: 01/08/2018.
Caderno Educação Econômica. Disponível em:
<http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/pme/educacao_economica.pdf>. Acesso em: 01/08/2018.
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis – UNESCO. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=xQGXTjEky6k>. Acesso em: 01/08/2018.
Estratégias para implantar a ODS 12 até 2030. Disponível em:
<http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods12/>. Acesso em: 05/08/2018.