Campanha “Voto Sem Vacilo” reforça a importância do voto consciente
Além do guia de orientações sobre o voto, a iniciativa conta com um vídeo feito em parceria com o Porta dos Fundos
Por Ana Clara Godoi
A menos de um mês das eleições, o Greenpeace Brasil lançou a campanha “Voto Sem Vacilo”, com objetivo de reforçar a importância do voto consciente e em defesa do meio ambiente e da democracia. A iniciativa conta com materiais em texto e vídeo gratuitos, que explicam como identificar candidatos comprometidos com a pauta ambiental.
Cerca de 45% dos eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ainda não decidiram em quem votar para senador. Quando se trata dos candidatos à presidência da República, o número é de 13%. A iniciativa da organização contribui para fomentar a participação política não somente dos adultos, mas também dos novos 2 milhões de jovens que irão votar neste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, a população jovem vem desempenhando um papel fundamental no debate ambiental últimos anos. “As juventudes de hoje já entenderam que a mudança para frear a crise climática precisa ocorrer agora, e não daqui a 50 anos. Por isso, queremos passar informações confiáveis para que tenham ferramentas práticas para o voto consciente, que nada mais é do que escolher representantes que defendam a vida, a democracia e o meio ambiente”.
Além de destacar de forma clara e objetiva o que devemos pensar na hora de decidir o candidato, o Guia dá dicas de como se manter informado e alerta o leitor sobre o que não fazer durante a campanha eleitoral, como propagar fake news. O material ainda reforça a importância de cobrar as autoridades durante e depois das eleições para que as pautas ambientais sejam realizadas.
O Guia explica quais são os cargos das eleições de 2022, qual é a função de cada parlamentar e por que é importante votar em candidatos que erguem a bandeira ambiental.
Entre os conteúdos produzidos para a Campanha está o vídeo “O Principal”, feito em parceria com o Porta dos Fundos e disponibilizado no canal do Youtube do Greenpeace Brasil. Já o guia do Voto Sem Vacilo pode ser acessado gratuitamente no site da Campanha.
A diretora de negócios do Porta dos Fundos, Ana Paula Wheba, destaca o uso do humor como ferramenta para transformação social no Brasil. “O humor faz parte do DNA do brasileiro, e usá-lo para traduzir assuntos fundamentais, como a preservação do meio ambiente e o voto consciente em candidatos comprometidos com a causa para um público jovem e estratégico potencializa imensamente a mensagem”.