CEO do Observatório da Comunicação Institucional lança livro sobre gestão de transparência
O Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa ressalta a importância de uma gestão de transparência e de acordo com as leis vigentes
Por Ana Clara Godoi
Com objetivo de promover gestões transparentes e contribuir para a regulamentação das corporações, o CEO do Observatório da Comunicação Institucional, Manoel Marcondes Neto, lançou o “Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa”.
O conteúdo do Manual gira em torno do Índice de Transparência Ativa, o primeiro indicador para aferição da transparência ativa do mercado. Junto aos estudos que já existem sobre a transparência nos campos do Direito e da Contabilidade, essa ferramenta permite uma análise dos riscos de crises na reputação e imagem pública.
“Transparência é um dos pilares da governança corporativa. É requisito obrigatório nas organizações públicas e do terceiro setor. E é algo que cada vez mais se espera também das empresas privadas. A sociedade, hoje, cobra”, explica o autor.
Compliance é um termo em inglês para o conjunto de regras e procedimentos que mantém uma organização alinhada com os padrões e leis vigentes. O material é direcionado para empresas, organizações do terceiro setor e até mesmo partidos que buscam ser claros em suas gestões.
“Estar ‘em conformidade’, significado do onipresente termo ‘compliance, é uma das demandas cruciais da gestão contemporânea, ao lado de ‘accountability’, que traduzimos como ‘prestação responsável de contas’, e de decisões colegiadas, para além da autocracia”, acrescenta.
O Manual está conectado ao Sistema 5R-INDEX, um aplicativo derivado da avaliação numérica dos 210 quesitos que compõem a Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional. O acesso ao aplicativo está incluso, de forma gratuita e ilimitada, na compra do livro.
O projeto é fruto de mais de 10 anos de estudo. Lançamento da iVentura Editora, o manual está disponível na versão impressa e na digital.