Fundação Grupo Boticário apoia soluções para alavancar turismo no Brasil
As iniciativas devem apresentar soluções para ao menos um dos quatro desafios mapeados pela Fundação Grupo Boticário para o turismo de natureza no Brasil. Inscrições vão até 16 de agosto
Por: Júlia Pereira
A segunda etapa da “teia de soluções”, formato de apoio a projetos da Fundação Grupo Boticário, está aberta e recebe inscrições pelo site até o dia 16 de agosto.
A instituição mapeou quatro principais demandas do setor de turismo em áreas naturais no Brasil que norteiam a criação de propostas pela sociedade para atendê-las.
As melhores soluções serão desenvolvidas com acompanhamento online de consultores voluntários e especialistas da Fundação Grupo Boticário para que se tornem economicamente viáveis e replicáveis em grande escala.
Ao final de quatro etapas, as melhores propostas receberão, ao todo, até R$ 2 milhões para serem viabilizadas.
Qualquer pessoa pode apresentar soluções para ao menos um dos quatro grandes desafios mapeados. Podem ser apresentadas novas ideias ou projetos em andamento. Basta descrever a proposta em um questionário e justificá-la com dados, como estimativa de custo, escala de impacto e possibilidade de replicar a ideia em outras regiões do Brasil.
Os quatro desafios mapeados pela instituição foram:
1- Necessidade de fomentar iniciativas de turismo de natureza que tenham a observação de espécies de plantas e animais e seus habitats como principal atrativo para o visitante;
2- Desenvolvimento de novos modelos de negócio que tenham em seu plano de ação o turismo responsável e com impacto positivo para a natureza;
3- Soluções que melhorem e enriqueçam a experiência do ecoturista. São gargalos referentes à gestão, à infraestrutura e à promoção do turismo responsável, tendo como foco a democratização do turismo em áreas naturais;
4- Ações de comunicação e engajamento que promovam no turista uma cultura de cuidado e boas práticas com o meio ambiente.
Para realizar o diagnóstico, a Fundação Grupo Boticário contou com a participação de 483 respondentes de todo o Brasil, que apresentaram 553 desafios relacionados ao turismo em áreas naturais.
Essa foi a primeira etapa da “teia de soluções”, um processo de cocriação lançado neste ano com o objetivo de envolver diversos atores da sociedade em busca de soluções que aprimorem o turismo de natureza no Brasil.