Em nova fase, o GIFE, grupo com os principais investidores sociais do Brasil, completa 20 anos
O ano de 2015 representa uma data importante para o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas. A organização completa 20 anos, com novo posicionamento sobre o papel da organização e dos investidores sociais para o desenvolvimento do país. A rede conta hoje com 127 associados, que investem R$ 2,4 bilhões por ano na área social.
O grupo nasceu em meio a uma grande mudança no Brasil. Na década de 1990, havia no país uma crescente conscientização para fortalecer parcerias entre o Estado e as organizações da sociedade civil pela redução da desigualdade social e pelo desenvolvimento sustentável. Foi neste cenário que alguns empresários se reuniram e criaram um grupo de discussão sobre filantropia e troca de experiência sobre a atuação socioambiental de empresas e fundações privadas, que em 1995 se tornaria o GIFE.
Nestes 20 anos, a organização vem se consolidando como referência no Brasil, em temas relacionados ao investimento social privado. É uma rede que acredita que a sociedade deve estar no centro do investimento social privado, uma vez que o potencial transformador do investimento ganha força quando reconhece e assimila suas demandas e necessidades.
Para os associados, estar no GIFE é fazer parte dessa transformação. Favorece o diálogo entre organizações que enfrentam desafios similares, cria possibilidades de aprendizado e parcerias, além de fortalecer suas iniciativas socioambientais. O GIFE é um espaço de representação e interlocução com governos e outras redes da sociedade civil, buscando aperfeiçoar o ambiente e ampliar a contribuição de organizações privadas para o desenvolvimento social.
A missão do GIFE é fortalecer e difundir a importância do investimento social privado, que é definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Até 2020, o objetivo central do GIFE é ampliar a diversidade, a legitimidade e o impacto de investidores sociais por meio de um conjunto de agendas estratégicas:
. Alinhamento às políticas públicas
. Fortalecimento das organizações da sociedade civil
. Fomento à cultura de doação
. Alinhamento entre investimento social e negócio
. Negócios de impacto social
. Governança e Transparência
. Avaliação
. Comunicação
Atualmente, o setor privado brasileiro como um todo investe R$ 3,2 bilhões em projetos sociais, segundo dados derivados do cruzamento do Censo GIFE e do BISC (Benchmarking de Investimento Social Corporativo).
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