‘Encontrão’ promoveu reencontro entre participantes da Rede Educar
Em comemoração aos 33 anos de existência, a Fundação Educar realizou o ‘Encontrão’, reencontro que reuniu centenas de participantes da Academia Educar e contou com memórias, afetos e inspiração para ativar uma rede potente, repleta de talentos e vontade de gerar transformação
Por Iara de Andrade
Em comemoração aos 33 anos de existência, a Fundação Educar realizou, no primeiro final de semana deste mês, o ‘Encontrão’, reencontro que reuniu centenas de participantes da Academia Educar e contou com memórias, afetos e inspiração para ativar uma rede potente, repleta de talentos e vontade de gerar transformação.
Mantida pela Cia. DPaschoal, a Fundação Educar acredita na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.
Dentro desse contexto, a Academia Educar, cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos de escolas públicas descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas, desenvolvam suas habilidades socioemocionais e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e suas comunidades.
Participante da primeira turma da Academia Educar, no ano de 1991, Alnir Ribeiro destacou a importância do projeto em sua trajetória de vida: “Bom, fez grande diferença, porque não só como cidadão, mas como empresário também, porque tudo que a gente aprendeu sobre protagonismo, altruísmo, fez diferença na nossa vida, não só profissional, como na vida pessoal também. Acho que o recado principal era a gente ser agente multiplicador em prol da sociedade, em prol do nosso país, e isso a gente leva na nossa vida de uma forma total, sendo família, empresa, enfim, onde nós estamos, a gente está sendo agente multiplicador e altruísta”, reforçou Alnir.