Gerente de loja é vítima de racismo e perdoa agressora
Bruno Mendes foi alvo de racismo e perdoou uma senhora que achou inadmissível um negro ser gerente de uma loja tão grande
Por: Júlia Pereira
Durante uma live, Bruno Mendes, gerente de uma loja do Ponto Frio que foi alvo de racismo em Governador Valadares (MG), perdoou uma senhora que achou inadmissível um negro ser gerente de uma loja tão grande.
“É um direito deles fazer isso. Perdoar não quer dizer que eu concorde com o ato errado. Perdoar significa não carregar um peso que você não fez por merecer”, disse Bruno na live com o Vicente Carvalho, fundador do Razões para Acreditar, realizada na última sexta-feira, Dia da Consciência Negra.
Bruno acredita que a senhora que cometeu a injúria racial ainda tem tempo para aprender com o erro e que a abraçaria sem problema nenhum.
“Talvez a pessoa nunca fez isso na vida, falou naquele momento. Ela errou muito, foi uma injúria racial, só que se ela falar, ‘poxa, se eu pudesse ir agora abraçar ele’. De coração, pode chegar quietinha pra mim e falar, ‘fui eu’. Eu abraço!”.
No dia seguinte ao caso, o gerente foi recebido pelos colegas com cartazes cheios de frases de apoio, aplausos e um abraço coletivo. Confira o vídeo da homenagem aqui.
A equipe criou um grupo no WhatsApp para organizar a homenagem e contaram ainda com a ajuda da esposa de Bruno, Marcela, com quem ele tem duas filhas, a Bruna, de 6 anos, e a Alice, de 2 meses.
Bruno disse que a Via Varejo, rede que reúne marcas como o Ponto Frio, está dando a ele todo o apoio necessário.
A rede assinou um manifesto antirracista e anunciou um curso antirracismo para capacitar os 40 mil funcionários que atendem clientes no Brasil inteiro.
Fonte: Razões para Acreditar