Iniciativa quer melhorar o acesso a condições básicas de higiene e saneamento
Um programa global pretende melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis. A “Banheiros Mudam Vidas” é uma iniciativa da Kimberly-Clark Corporation, por meio de sua marca Neve, em parceria com as entidades Water For People e Plan International
Por Iara de Andrade
Um programa global pretende melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis. A “Banheiros Mudam Vidas” é uma iniciativa da Kimberly-Clark Corporation, por meio de sua marca Neve, em parceria com as entidades Water For People e Plan International.
A empresa pretende impactar um milhão de pessoas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que muitas outras possam ter um banheiro digno. Em 2015, já havia investido mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Em 2013, para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, data criada para chamar a atenção do mundo sobre a importância dos banheiros acessíveis e seu papel na melhoria da higiene e da saúde globalmente.
Segundo a ONU e a organização Global Living, mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), temos um cenário muito preocupante frente à questão no Brasil: cerca de 100 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto.
Com isto, em 2021, o projeto objetivou fomentar visibilidade a este problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, através do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria.
No Brasil desde 2016, “Banheiros Mudam Vidas” já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de pessoas.
A companhia também lançará um minidocumentário, por meio de seu canal no YouTube, para a América Latina, que explora o problema do acesso à água na região e como o programa “Banheiros Mudam Vidas” teve um impacto positivo nas comunidades.