Instituto realiza projeto lúdico usando horta em escola no interior de SP
Por Redação
O projeto Pedagogia da Horta, fruto da parceria entre o Instituto Dorcas Rodrigues com as empresas Gênica e Alfa Citrus, concentra-se na preparação de novas gerações para um futuro sustentável. Implementado na Escola Estadual Wilson Prestes Miramontes, localizada em Votorantim, a 105 km da capital paulista, esse programa oferece a jovens de baixa renda uma abordagem lúdica sobre temas cruciais, como agricultura, educação financeira e empreendedorismo.
Inspirada pela observação da horta da escola, a iniciativa permite que adolescentes de 12 a 15 anos participem ativamente do plantio e colheita de mudas. Além de promover a compreensão prática sobre agricultura, o projeto visa instruir sobre gestão empresarial, utilizando a horta como uma ferramenta educacional que abrange o mercado consumidor, distribuição de cargos e desenvolvimento de marcas empresariais.
Os objetivos do projeto abrangem desde a preparação da escola e do corpo docente para incorporar a tecnologia até a transformação da vida de jovens, com ênfase em empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável. Além disso, o projeto busca propor uma abordagem inovadora de aprendizagem em escolas públicas, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos pilares da UNESCO, ampliando a visão do Agronegócio brasileiro.
Um dos métodos dentro do projeto é o uso de um jogo de tabuleiro “Da Horta ao Mercado”, que de forma lúdica, acompanha o trajeto dos alimentos até o mercado e ensina as crianças a dar valor aos alimentos e como funciona a venda dos mesmos.
O Instituto Dorcas Rodrigues, uma instituição sem fins lucrativos dedicada a projetos de educação e cidadania, lidera esse esforço, enxergando a aprendizagem como uma ferramenta de transformação social. O Projeto Pedagogia da Horta alinha-se a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, as metas relacionadas a fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), educação de qualidade (ODS 4) e trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).