Mapeamento mostra a situação do empreendedorismo social no Brasil
Estudo aborda desafios, percepções e oportunidades nesse novo setor da economia
O 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental aborda a situação atual dos negóciossociais voltados para as áreas de Educação, Saúde, Finanças Sociais, Cidadania, Cidades e Tecnologias Verdes.
Idealizado e conduzido por Carolina Aranha, Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach, sócias-fundadoras da Pipe.Social, o Mapa conta com uma pesquisa quantitativa, focada em 579 negócios de impacto social.
A pesquisa mostra que 40% das empresas entrevistadas têm menos de três anos de atuação; 70% dos negócios estão formalizados; 90% contam com equipe própria acima de dois funcionários (sendo 19% equipes próprias acima de dez funcionários); 58% foram fundados somente por homens; e 20% possuem somente mulheres como fundadoras.
A concentração está em negócios de impacto social na área da Educação (38%); em segunda posição, 23% dos negócios são Tecnologias Verdes; 12% atuam na área de Cidadania; 10% em Saúde; 9% em Finanças Sociais; e 8% em Cidades. Além disso, 35% dos negócios de impacto social ainda não têm faturamento; 31% faturaram até R$ 100 mil no último ano; 13% entre R$ 101 mil e R$ 500 mil; 6% entre R$ 501 mil e R$ 1 milhão; 5% entre R$ 1,1 milhão e R$ 2 milhões; e 7% acima de R$ 2,1 milhões.
A percepção do impacto social é clara para 43% dos entrevistados, que sinalizam o propósito em toda a comunicação externa do negócio. Para 31% dos empreendedores, ainda não estão definidos os indicadores de impacto para que possam medi-lo; 28% definiram indicadores, mas ainda não medem o impacto de maneira formal.
A íntegra da pesquisa está disponível para download: www.pipe.social/mapa2017.