McDonald’s se une a ONGs e cria campanha de reciclagem
A operadora do McDonald’s, a Arcos Dourados, em parceria com o Instituto Muda e a startup so+ma, promovem uma campanha de reciclagem que recompensará os participantes com descontos em combos na rede de fast food.
Por Redação
A Arcos Dorados, empresa responsável pela operação da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, está promovendo a iniciativa “Receita do Futuro”, em parceria com o Instituto Muda e a startup so+ma. Essa ação, parte integrante da estratégia ESG da empresa, tem como objetivo incentivar e recompensar a população que se engaja no descarte correto e na reciclagem de resíduos.
Participar é simples: os consumidores acumulam pontos ao entregarem seus resíduos nos pontos de coleta designados. Esses pontos podem ser trocados por cupons de desconto em combos do McDonald’s, que podem ser utilizados nos restaurantes participantes através de balcões, totens de autoatendimento ou Drive-Thru.
As campanhas “Soma com Méqui” e “Muda com Méqui” convidam os consumidores a separarem e encaminharem seus resíduos (exceto orgânicos) para os pontos de coleta mais próximos. O Instituto Muda opera em centenas de condomínios residenciais em Campinas e São Paulo, enquanto a so+ma disponibiliza seus pontos de recebimento em Salvador, Curitiba, Florianópolis e São Paulo. Os materiais aceitos incluem papel, plástico, vidro, metais e até óleo de cozinha.
Para participar da campanha “Muda com Méqui”, é necessário ter mais de 18 anos e utilizar os serviços de coleta seletiva do Instituto Muda em seu condomínio. Os participantes devem fazer o cadastro no aplicativo MUDA, acumular pontos e resgatá-los no app do McDonald’s. Já na campanha so+ma, os participantes devem entregar seus resíduos nos pontos de recebimento, se cadastrar no aplicativo so+ma, acumular pontos e também resgatá-los no app do McDonald’s, disponível para Android e iOS.
Confira a lista completa de restaurantes participantes: Link 1 e Link 2.
O impacto dessa iniciativa pode ser considerável no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em particular, ela se alinha com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), promovendo práticas de consumo sustentável e a redução substancial do desperdício de alimentos e resíduos. Além disso, ao envolver comunidades e empresas em parcerias para a sustentabilidade, a campanha também contribui indiretamente para outros ODS relacionados, como o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).