ONGs lançam robô para avaliar condições da volta às aulas presenciais
Por meio de conversa com robô no WhatsApp, comunidade escolar poderá fornecer dados sobre infraestrutura e condições materiais das escolas
Por: Juliana Lima
As organizações Transparência Brasil e Mapa Educação estão lançando um projeto para avaliar condições da volta às aulas presenciais nas escolas brasileiras. Para isso, vão utilizar um robô do WhatsApp, apelidado de “Edu”. A ideia é saber se as escolas têm infraestrutura e materiais adequados para prevenir o contágio da covid-19 e proteger alunos, funcionários e educadores nesse pós-pandemia.
O projeto é voltado às escolas públicas do Brasil e é um complemento de outro, o VacinaEdu – uma plataforma que reúne dados da imunização de profissionais da educação. A iniciativa surgiu a partir da constatação de que o Censo Escolar, a maior fonte de informações sobre a infraestrutura das escolas brasileiras, estava desatualizado e não poderia ser 100% confiável.
“A ideia do chatbot surgiu porque nós queríamos fazer um relatório para analisar a infraestrutura escolar, saber se as escolas estavam preparadas para um retorno seguro”, conta Manoel Galdino, coordenador da Transparência Brasil, em entrevista ao UOL.
“Queríamos saber se a escola tem água, se essa água é potável, se tem pátio descoberto, quantas salas estariam disponíveis para avaliar se seria possível o distanciamento, a ventilação. E ainda queríamos informações sobre o uso de álcool em gel, e outros materiais de segurança”, completa o coordenador.
O objetivo do projeto com o robô é que as próprias comunidades escolares forneçam as informações e, com isso, seja possível criar um grande banco de dados mais confiável e completo. Podem participar do processo respondendo às questões qualquer estudante, professor, funcionário, pai, mãe e cuidador de estudantes do ensino público, e até mesmo um ex-aluno que acabou de sair da escola.
Para tanto, basta clicar no link e iniciar uma conversa com o robô “Edu” no WhatsApp.
*
Fonte: UOL ECOA.