Organizações se reúnem para discutir políticas de combate à violência

Compartilhar

O 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Belém (PA); uma das organizações que participará da discussão sobre combate à violência é a Fundação José Luiz Egydio Setúbal

combate à violência
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

Nos dias 20, 21 e 22 de junho será realizada a 17º edição do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Belém (PA). O evento reúne profissionais da segurança pública, saúde pública, pesquisadores e organizações do terceiro setor para buscar soluções para a redução da violência no país. Inscrições podem ser feitas até 15 de junho.

Os níveis de violência cresceram no Brasil nos últimos anos. O intuito do evento anual é mudar este cenário a partir da dinamização de dados e desenvolvimento de estratégias de prevenção e enfrentamento, para a melhoria das condições de financiamento e gestão das políticas públicas de segurança.

Nos últimos dois anos, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), junto ao Instituto Galo da Manhã, apoiou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública para a recolher e analisar dados sobre os diversos tipos de violência sofridas por crianças e adolescentes no país, com o objetivo de suprir com informações qualificadas a caracterização do fenômeno epidemiológico nas diferentes regiões, apoiar a construção de políticas públicas mais efetivas e evidenciar a ausência de notificação de casos.

Nesta edição, a FJLES será representada pela participação de Lucas Lopes, secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, e Amanda Sadalla, diretora executiva da Serenas, parceiros na criação de materiais de conhecimento científico e ações estruturadas de prevenção e combate às violências em todo o país. Juntos, eles discutirão sobre a implementação de políticas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes.

Além do painel da Fundação, serão realizadas conversas sobre exploração sexual infantil, violências no espaço escolar, acolhimento à violência contra mulheres e violência doméstica na região amazônica, violências socioambientais nas periferias e misoginia online.

Ao todo, as 16 edições do evento já reuniram mais de 10 mil participantes. O Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com ênfase no ODS 16 que diz respeito à paz, justiça e instituições eficazes.


Compartilhar