Programa STEM Brasil e Fundação Toyota capacitam professores de escolas públicas
Realizado pela Fundação Toyota, o Programa STEM Brasil tem como objetivo qualificar professores de escolas públicas brasileiras nas áreas das ciências e exatas.
Por Redação
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), cursos de formação de professores em matemática, química e física enfrentam altas taxas de desistência, chegando a cerca de 70%, superando a média geral do sistema universitário. Por outro lado, as taxas de conclusão são alarmantemente baixas, com 24% em física e 30% em matemática e química. Essa lacuna na formação de professores repercute diretamente no desempenho dos alunos.
Ao concluir o ensino médio, apenas 5% dos estudantes de escolas públicas no país demonstram proficiência adequada em matemática, o que equivale a 100 mil jovens em um universo de aproximadamente 2 milhões de graduandos. Assim, investir na formação contínua e qualificação dos professores dessas disciplinas emerge como uma estratégia essencial para aprimorar o conhecimento deficitário dos docentes, impactando positivamente tanto os educadores quanto os estudantes, por meio do aprimoramento do conhecimento transmitido.
Nesse contexto, o Programa STEM Brasil, em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, assume um papel crucial ao promover a formação contínua e o aperfeiçoamento de professores de escolas públicas brasileiras. Através da metodologia STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o programa qualifica os docentes com atividades práticas, aplicáveis nos diversos níveis de ensino no Brasil, abrangendo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Em 2023, o Programa expandiu sua atuação para duas escolas de Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) em Ipiaú, interior da Bahia: Celestina Bittencourt e Ângelo Jaqueira. Como parte desse avanço, ocorreu a Feira STEM Brasil em 9 de novembro, proporcionando a estudantes e professores das escolas participantes a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos em sala de aula. A exposição contou com aproximadamente 40 projetos, envolvendo a participação de 41 professores e 381 estudantes.
Ao promover a formação de professores e estimular projetos práticos, o Programa STEM Brasil contribui diretamente para a melhoria do ensino e aprendizagem nas áreas de ciências e matemática. Essa iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 – Educação de Qualidade, destacando o compromisso com a construção de uma base educacional sólida e equitativa para todos, visando alcançar um desenvolvimento sustentável.