Publicação da MOL reverte lucros para organizações de acesso à saúde
De revista à coleção de livros, MOL lança coleção de publicações e destina lucros para organizações que promovem acesso à saúde
Foto: Carol Siqueira | DivulgaçãoPor Ana Clara Godoi
A editora MOL lançou um de seus maiores projetos de impacto social: o reposicionamento da Sorria, publicação sobre saúde e bem-estar desenvolvida em parceria com a rede RD-RaiaDrogasil, que tem lucro revertido para 23 organizações sociais que lutam para ampliar o acesso à saúde no Brasil, como o GRAACC e a Turma do Bem. Após circular por 15 anos com o formato de revista, vendida nos checkouts de farmácias das redes, a Sorria passa a ser uma coleção de livros, focada em saúde integral, bem-estar, prevenção e qualidade de vida.
O primeiro livro da série – Lembretes para uma Vida Melhor – conta com uma tiragem de 550 000 exemplares, o que equivale a mais de quatro vezes a venda do livro mais vendido no Brasil em 2022, segundo dados da Nielsen/PublishNews. A expectativa é que a primeira edição da coleção gere 1,5 milhão de reais em doações para organizações dedicadas à causa da saúde. O projeto também prevê que 5% das doações sejam destinadas à compensação da emissão de carbono gerada pela produção da coleção, por meio de restauração florestal feita em parceria com a ONG ambiental SOS Mata Atlântica e que 5% sejam encaminhados ao Instituto MOL, braço social do Grupo MOL dedicado a promover a cultura da doação no Brasil.
“Nosso propósito é incentivar a sociedade a desenvolver uma cultura de doação”, diz Rodrigo Pipponzi, um dos fundadores da MOL. “Trabalhamos para que os brasileiros vejam a escolha de causas sociais como um ato político, que beneficia o coletivo.” Desde sua criação, a MOL já destinou, por meio de seus projetos em parceria com o varejo, quase 60 milhões de reais para ONGs e instituições da sociedade civil.
No modelo de negócio desenvolvido por Rodrigo e Roberta Faria, os varejistas não têm custos diretos. Todo desenvolvimento das publicações, o treinamento dos colaboradores, o acompanhamento das vendas e o monitoramento do impacto são feitos pela equipe da MOL. O consumidor final, por sua vez, gera a receita ao comprar produtos que aliam o valor intrínseco ao social.
“É um modelo de ganha-ganha”, diz Roberta. “O varejista ganha ao aliar sua marca a uma causa que lhe é pertinente. O consumidor ganha ao levar para casa um conteúdo relevante e de qualidade. E as organizações recebem recursos financeiros que são fundamentais para a prestação de serviços que são essenciais para a sociedade.”
A ação contribui para os ODS 3 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem o bem-estar e a redução das desigualdades.