Universidade de Cambridge cria Centro de Filantropia Estratégica
O novo Centro de Filantropia Estratégica, criado pela universidade britânica, vai analisar a área em mercados de alto crescimento, como o Brasil
Por: Júlia Pereira
Um novo Centro de Filantropia Estratégica foi criado pela Universidade de Cambridge para analisar de que forma a filantropia estratégica é realizada dentro e a partir do Brasil e nos mercados de maior crescimento, incluindo América Latina, Ásia em desenvolvimento, África e Oriente Médio.
O Centro visa se tornar o principal polo de conhecimento acionável para catalisar ainda mais o impacto filantrópico do Brasil e das regiões que mais crescem no mundo.
Também serão desenvolvidas ações ao lado de instituições e praticantes relevantes nas regiões, com o objetivo de incentivar a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e percepções.
As atividades do novo Centro de Filantropia Estratégica serão realizadas em três áreas principais:
1- Pesquisa: Realização de pesquisas sobre tendências históricas, resultados dos investimentos filantrópicos e a natureza das intervenções que trazem mudanças sistêmicas sustentáveis.
2- Educação e treinamento: Será oferecida educação executiva a filantropos e praticantes atuais e aspirantes, com foco na importância da dinâmica social, econômica e cultura local. Além disso, o Centro também vai oferecer oficinas práticas personalizadas e explorar a criação de um acelerador de filantropia para dimensionar o impacto de novos projetos e organizações filantrópicas dentro de mercados de alto crescimento.
3- Convocação de diversas vozes: Regularmente, serão convocados acadêmicos, filantropos, sociedade civil, líderes empresariais e governamentais para discutir modelos e práticas ideais na filantropia, além de uma Cúpula Anual de Filantropia para mostrar novas abordagens na área e sediar mesas-redondas de política internacional em mercados de alto crescimento.
Um dos primeiros projetos de pesquisa do Centro, previsto para ser concluído ainda este ano, será a avaliação das respostas à pandemia do novo coronavírus por filantropos e fundações no Brasil e em outros mercados de alto crescimento.
O estudo vai analisar se houve mudança mensurável no foco e no investimento em geografias específicas e em setores específicos como uma resposta à pandemia.
Além disso, também será avaliado até que ponto os doadores aumentaram ou diminuíram o tamanho de suas doações ou fizeram alterações na duração e condicionalidade típicas de suas doações, incluindo a mudança para financiamento irrestrito, durante o mesmo período.
Por fim, a pesquisa buscará determinar até que ponto as mudanças causadas pela pandemia terão impacto duradouro na forma como a filantropia é praticada dentro e a partir desses mercados no futuro.
Outra pesquisa em andamento no Centro inclui uma análise abrangente das pesquisas existentes relacionadas à filantropia nos mercados de alto crescimento do mundo para entender o que já se sabe sobre o assunto, além de uma avaliação prática das necessidades conduzida em consulta direta com filantropos, acadêmicos e outras partes interessadas situadas nas regiões de crescimento mais rápido do mundo.