A repercussão dos vazamentos do Intercept

A repercussão dos vazamentos do Intercept
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 00:52:41
 
1X
 

Desde o dia 9 de junho, o portal Intercept Brasil está publicando trechos de mensagens privadas que denunciariam condutas antiéticas na operação Lava Jato. Até o momento foram publicadas 10 matérias, com trechos de mensagens em texto e áudio trocadas entre o ex-juiz e atual Ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

Atualmente veículos como a Folha de S. Paulo e a Revista Veja em parceria com o Intercept Brasil, participam da apuração das mensagens além da publicação de novas matérias sobre o tema.

Para falar sobre os impactos dos vazamentos de mensagens entre Sérgio Moro e a força-tarefa da Lava Jato, no Olhar da Cidadania do dia 10 de julho, recebemos Wagner Pralon Mancuso, professor e doutor em ciência política pela Universidade De São Paulo que leciona nos programas de pós-graduação em Ciência Política (FFLCH) e Relações Internacionais (IRI) da Universidade De São Paulo, e Franklin Valverde, jornalista, professor universitário e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Também contamos com a participação especial do jornalista Glenn Greenwald, jornalista e um dos três fundadores do The Intercept.

Entre os assuntos abordados estão: as visões de Glenn Greenwald sobre a imprensa brasileira, as repercussões das matérias publicadas pelo Intercept Brasil, o teor político nas atitudes do Ministro da Justiça Sérgio Moro durante as investigações, o debate jurídico sobre a atuação da Lava Jato e a gravidade disso na sociedade brasileira.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre a intolerância e como ela se manifesta na sociedade; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os vazamentos mensagens por parte da imprensa brasileira e as questões éticas presentes nesse tipo de reportagem.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM