Dia do Professor

Dia do Professor
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 1:00:43
 
1X
 

O dia 15 de outubro é o dia do professor e, por conta disso, dedicamos o nosso programa de rádio desta terça-feira (15/10) ao tema. Para falar sobre os educadores, é necessário reconhecer que o Brasil ainda é o país que menos valoriza os profissionais da área.

De acordo com o estudo ‘Global Teacher Status 2018’, realizado pela Varkey Foundation, o Brasil ocupa a última posição, entre 35 países, em referência à valorização do professor.

Além disso, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) atestou que o Brasil lidera ranking de violência contra professores, já que cerca de 12,5% dos profissionais da área relataram que sofreram agressões verbais ou intimidações de alunos ao menos uma vez por semana.

Para debater sobre o professor e a qualidade do ensino no Brasil, recebemos Irene Reis dos Santos, educadora do CORE – Comunidade Reinventando a Educação e colunista do Observatório do Terceiro Setor, e Braz Rodrigues Nogueira, formado em letras e educador na comunidade de Heliópolis.

O programa também contou com a participação da jornalista Marisa Marega, com sua coluna sobre violência doméstica.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde, nosso colunista de cultura.