Direitos Humanos e Políticas Públicas

Direitos Humanos e Políticas Públicas
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 52:29
 
1X
 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completou 70 anos em 2018. O documento possui 30 artigos que defendem a liberdade e o respeito para todos, independentemente de raça, cor, sexo, religião, opinião política ou qualquer outra condição.

De acordo com um relatório do Human Rigths Watch realizado em 2018, no entanto, o Brasil ainda é um país que viola direitos humanos quando se trata de temas como a violência (que alcançou o número de 64 mil homicídios em 2017), repressão policial, liberdade de expressão, direitos das mulheres e direitos dos refugiados.

Para falar sobre direitos humanos e políticas públicas no Brasil, no Olhar da Cidadania do dia 05 de junho, recebemos a socióloga e assistente social Márcia Moussallem, mestra e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC-SP, com MBA em Gestão para Organizações do Terceiro Setor, além de professora nos cursos de Pós-Graduação/Especialização e Extensão da PUC-SP, e Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, que foi Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e Secretário Especial de Direitos Humanos do Governo Dilma Rousseff.

Entre os assuntos abordados estão: a história da declaração universal dos direitos humanos, quais as diferenças entre as pautas humanitárias da década de 40 e da atualidade, políticas públicas para promover direitos humanos e a força da sociedade civil brasileira.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre os desafios de viver em sociedade e lidar com as diferenças, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre violência doméstica e como a violência dentro de casa impacta o indivíduo.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM