Erradicação da Pobreza

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Erradicação da Pobreza
Loading
/

A pandemia agravou o cenário da pobreza no Brasil. De acordo com a rede Pessan, em 2021, 55,2% dos lares no país vivenciavam insegurança alimentar, um aumento de 54% em relação a 2018. Segundo o Relatório Luz de 2021, o modelo econômico vigente no Brasil torna cada vez mais difícil a erradicação da pobreza no país até 2030, o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

De acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, o Brasil tem cerca de 50 milhões de pessoas vivendo na pobreza e outras 12 milhões na extrema pobreza. Já a Rede Pessan informa que o país tem cerca de 20 milhões de pessoas passando fome e outras 113 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Enquanto isso, o país viu surgir 11 novos bilionários apenas em 2020. De acordo com a pesquisa “Nós e as desigualdades” da Oxfam Brasil, 86% das pessoas acreditam que o progresso do Brasil está condicionado à redução das desigualdades entre ricos e pobres.

Para refletir sobre a Erradicação da Pobreza, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (17/03), Jeff Nascimento, advogado, doutor em Direito Internacional pela USP e coordenador de Pesquisa e Incidência em Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil; e Eduardo Viveiros de Freitas, cientista político pela PUC São Paulo e pesquisador de ciência política com ênfase em Teoria Política Contemporânea e nas áreas de Comunicação e Produção Cultural.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil