38 Comments

  1. José Roberto
    27/10/2022 @ 08:22

    Desrespeito com os recenseadores de SP, só exigências, nenhum benefício, burocracia para processar os salários que são abaixo do mínimo, motiva a muitas desistências! Pergunta a algum recenseador se teve alguma notícia ou informação positiva do IBGE?

    Reply

    • Marcos Augusto
      28/10/2022 @ 15:01

      Estou trabalhando no Censo desde 1 de Agosto, e estou muito satisfeito com o que estou fazendo , não tem dinheiro que pague a experiência que estou tendo , conhecer , rever pessoas está sendo muito gratificante para mim.

      Reply

      • Ana
        29/10/2022 @ 19:47

        Estou trabalhando desde agosto no censo adentrei a casa de muitas pessoas e conheci a realidade do meu país que a maioria desconhecem muita pobreza, analfabetismo, falta de saneamento básico…gosto muito do trabalho pelo conhecimento que estou tendo, sobre a realidade.
        E o salário agora está compensando

        Reply

    • Regina
      28/10/2022 @ 18:06

      Muitos dias sem serviço, até liberar outro setor.

      Reply

    • João B Barroso
      29/10/2022 @ 19:35

      Trabalhei no IBGE de 02 Agosto até 27 de setembro. Rompi meu contrato por falta de pagamento, mas, mesmo assim até hoje ainda não recebi CALOTE DO IBGE,
      Sou João, trabalhei no interior de SP
      PS Não recebi nem a gasolina que usei e nenhum outro benefício sequer
      DESRRESPEITO

      Reply

  2. Jane Alves Telma
    27/10/2022 @ 10:51

    Bom dia, aqui em meu estado (cidade), o povo sabe-se pouquíssimo sobre o IBGE, sendo assim antes das entrevistas, temos que perder tempo explicando, o que é o IBGE o povo a maioria não tem noção, a que se deva responder etc, ao meu ver as informações prestadas deveria a se dar assim, ser quase como obrigatório, as informações, e também a divulgação e ensinamentos nas escolas postos de saúde, aproveitando o trabalho das agentes comunitárias, e todos os meios de comunicação, fazendo assim o povo, além de uma obrigação também ter conhecimento, sobre o IBGE, ou até mesmo em cada cidade ter 1,2,3,4 dependendo dos bairros maiores, e ter atendentes e fazendo assim o povo ter a obrigação de ir prestar, as informações nos setores atendentes. Sendo assim teríamos acesso a toda nação Brasileira.

    Reply

    • Elida Aparecida Alves Netto
      28/10/2022 @ 20:39

      Estou amando trabalhar como recenseador do IBGE, tenho sido muito bem recebida pelos moradores, fora as amizades que tenho feito.

      Reply

  3. Marileia
    27/10/2022 @ 14:15

    Pois . Estão cobrando muito dos recenseadores mas nada de benefícios. Demora para pagamento ,demora pra ajuda de custo para conducao que muita gente não tem condições de manter . Isso porque muita gente precisa de trabalho quer trabalhar só que não vê nenhum incentivo , fora ter que aturar muitas coisas nas residências qd estão trabalhando.
    Não é fácil nao
    Acabei desistindo por esses motivos

    Reply

    • Marina
      29/10/2022 @ 19:52

      Responder o censo é obrigatório pela Lei 5534/68.

      Reply

    • Antonia Carla A. de Queiroz
      31/10/2022 @ 17:18

      Sou recenseadora do Parque Imperial, Barueri. Entrei nessa pra dar uma moral para meu filho que também é recenseador estamos nessa desde julho, já me deu muita vontade de desistir, muito cansativo, esgotante,e sem falar na estupidez de alguns ignorantes de cultura e educação, porém ainda estou aqui,com os atrasos de pagamentos em agosto,lançaram os meus pagamentos de agosto juntos com o de setembro, isso me gerou imposto de renda e um INSS enorme,fiquei muito brava,onde já se viu,por causa do atraso deles no pagamento eu que pague a conta,e infelizmente não tem um ser que represente o IBGE e diga que vai resolver.muito stress. Más estou aí. Porém tem também muitas pessoas maravilhosas que entendem pra que serve o censo,embora mesmo tendo perguntas absurdas,crianças de 10 anos se vivem com companheiros(as)ou cônjuge, tá tudo muito moderno.aff,más vamos ver até onde vai.dizem que se trabalharmos apenas 25 hrs semanais tava bom,más só vivem acelerando a gente pra terminar um setor de mais de 500 Casas em 15 dias e dado os 5 retornos,até parece,eles que não levantem o traseiro de suas cadeirinhas confortáveis e do seu maravilhoso ar condicionado pra vir ver como é no dia a dia,não é moleza não. Sem falar que temos que convencer os moradores a responder ao censo.,já peguei 700 Casas em 1 só setor e me aceleraram para terminar em 15 dias..

      Reply

  4. Rosângela régia TEIXEIRA da Silva
    27/10/2022 @ 17:05

    Aniversário do Censo 150 anos? tá VELHINHO, foi um prazer inenarrável ser recenseadora, minha acs me tirou por dizer eu não me comunicava com ela. Minha primeira vez trabalhando o IBGE, imagina nunca gostei de geografia nem sabia mexer no celular direito, e passei na PROVA, quanta alergia não via a hora de começar os 5 dias de AULAS (que foi um terror para a faculdade TODA, comentavamos no banheiros, nos intervalo).
    IMAGINA que disseram que o censo é feito só de 10 em 10 ANOS. E fizeram essa pesquisa, a primeira em plena época da escravidão, imagina os desafios daquela época. Como seria essa pesquisa? Será que tiveram pagamentos naquela época? Dizem que o príncipe regente estava presente, e os senhores dos ESCRAVOS como será que reagiram? Com elogios ou estrelinhas de bons profissionais é que os recenseadores daquela época não foram recebidos com certeza. Imagina que em pleno 2022, o coração do príncipe REGENTE voltou a pátria amada para as comemorações desta década e coincidiu com o aniversário do Censo 150 anos, um século e meio fazendo esse trabalho, ????? quanta HONRA meu nome ESTAR entre recenseadores desta década, nesses 150 tenho certeza que o Censo DEVE ter PASSADO por inúmeros obstáculos, e superou todos eles e ficou com muitas sequelas, ninguém supera obstáculos sem ficar com seqüelas, mas está aí, era pra ter sido feito em 2020. Eu me inscrevi em 2020. E denovo em 2022 e se Deus permitir estarei onde precisarem de mim. Acho que um dos maiores obstáculos foi o dessa década, não apenas para o Censo, o mundo inteiro estava em reboliço, depois veio a PANDEMIA obrigando o MUNDO a se recolher a se distanciar, tudo parado, o mundo inteiro o fechado, todos ou quase todos de máscaras sem poder trabalhar ou ficar próximo uns dos outros, a maioria com medo da MORTE. Muitos empregos foram perdidos muitas perdas materiais por CAUSA do fechamento mundial. Não sei nos outros países, mas aqui no Brasil teve um agravante, porque tivemos brigas constantes do presidente, ele brigava, reclamava falava tantas coisas e a nação só a observar por não ter opção , enclausurados dentro dos lares, tínhamos que assistir a tudo, várias trocas de pessoas da saúde, várias acusações, um Big brother interminável, e covas sendo abertas e a nação a observar, pela TV. Parece um filme de terror deste século , graça a Deus passou e podemos sair e retomar aos poucos a rotina, mas muitos ficaram abalados e com seqüelas, que TALVEZ NUNCA se recupere, superamos o nosso eu e todos viram o que tem dentro de si . Fomos sapecados vivos a ferro e fogo, uns preferiram agradecer por estar vivo e olhar tudo a volta com um olhar mais paciente agradecendo por ter sobrevivido, outros ressaltaram o seu pior lado e o pos todo para fora ,
    MESMO ASSIM FOI REALISADO O CENSO, OU MELHOR, ESTÃO TENTANDO REALIZAR. Nessa década após a PANDEMIA, muitas verbas foram cortadas de vários lugares, quem mais sentiu foram locais onde o atual PRESIDENTE achou que não seria necessário, e em todos os lugares se fez movimentos para o não corte, as faculdades a medicina, as PESQUISAS a ciência, os direitos trabalhistas NOSSA inúmeras coisas foram reduzidas financeiramente de acordo com o modo de pensar DESTE atual PRESIDENTE , (cada um com sua maluquice). O IBGE não foi diferente, o Censo disseram também terem sido cortado verbas, e PARECE (NÃO TENHO CERTEZA DISSO) TENHO POUCA INTETNET NÃO TENHO COMO ME APROFUNDAR NISSO).então parece que isso foi o Motivo de ter causado esse Caos TOTAL NO CENSO, PELO QUE EU ENTENDI POR TER POUCA OU NÃO O SUFICIENTE PARA O CENSO, OS TrABALHADORES EFETIVOS, RESOLVERAM SAIR ,( se a farinha é pouca meu pirão PRIMEIRO?).

    E HOJE PARA que serve o Censo? Dizem que é para CONTAR as pessoas, e é um caso que faz sentido depois de tantas mortes pela pandemia nada mais justo que seja contado a nação, principalmente que não é só SOBRE a pandemia morte, desta doença antes disso pessoas de outros países já vinham pra cá eu moro na muzema perto do Rio das pedras, e aqui tem muitos argentinos morando assim como angolanos, peruanos venezuelano, do país Peru.

    Outra pergunta é para onde vai seu esgoto?
    Parece coisa boba, ouvi muitos falarem pra que o IBGE vai querer SABER? Por muito tempo me fiz essa mesma pergunta enquanto eu perguntava aos entrevistados, até que usei uma estratégia que funcionou, aqui na cidade do Rio de Janeiro foi privatizado a Cedae, aí eu dizia meu EXEMPLO, eu moro na muzema, perto da favela Rio das pedras onde moro fica de costas para a Lagoa da Barra da Tijuca, tem até barcas para ir pro OUTRO LADO onde fica a Barra da Tijuca, nosso esgoto vai PARA essa Lagoa que no PASSADO tinha milhares de jacarés, tinha flamingos rosas, garças ainda tem, siri caranguejo e outros animais da Lagoa e milhares de peixes. É praí que o esgoto da minha casa vai? A pesquisa serve pra saber, pra qualquer um ver e se quiser fazer o quê quiser, tomar providências ou não cobrar da Cedae que foi privatizada, é é preciso saber que esgotos lançados na Lagoa os peixes são contaminados, vermes hepatites e outras formas de contágio existem ,através de uma simples descarga ou shampoo do BANHO.

    E a máquina de lavar? Você tem? Se for tanquinho mas não torcer não CONTA (artigo de luxo dessa década, será? Se todos da casa sabe LER?

    São várias questões dentro de um questionário básico importantíssimo para quem PRECISA, cada pergunta é de vital importância. A liderança do IBGE precisa saber que pode CONTAR com brasileiro raiz , que terão prazer em trabalhar para que nosso país não perca essa conquista que faz bem a muitos.

    Reply

    • Lilian
      29/10/2022 @ 16:18

      Estou trabalhando desde agosto, estou no 5 setor, tudo meio errado, passou 12 anos e o IBGE não se atualizou, perguntas rasas falta lugar no questionário para colocarmos itens importantes sexta em uma só rua recensiei 1 acamado, 1 cadeirante 1 deficiente visual 3 Alzheimer, questionário básico abriu amostra em uma casa que ao começar as perguntas se negou responder, peguei ruas sem calçadas, sem asfalto, esgoto a céu aberto, fui assaltada, destratada, hostilizada, tbm cai, machuquei o joelho e mãos, mas fui bem recebida tomei água, suco, café, pediram pra eu voltar como visita, taxar ruas mais barato é um erro os números das casas desencontrados, sem campanhinha, cachorro solto, vielas com usuários de drogas, sem banheiro, água da garrafa fica morna posso dizer que é uma tarefa árdua, ainda ter de explicar o que é e para que serve casa a casa, 12 anos sem pronunciar em rede nacional, e o pior é voltar 4 vz em um lugar hostil pra receber 4vz um não.

      Reply

    • Marina
      29/10/2022 @ 19:41

      Além desta, já participei de outras edições do censo Demográfico e do Econômico.
      A realidade brasileira mudou muito. Assim como a do Recenseador. E, no caso deste último, não foi para melhor.
      Trabalhar para o censo é sempre um exercício de cidadania para mim, mas nesta edição está sendo tbm um sofrimento.

      Reply

      • Marina
        29/10/2022 @ 19:48

        E, definitivamente, grande parte, senão a maioria das dificuldades dos Recenseadores vem da ausência total de divulgação do Censo de maneira efetiva na mídia. Felizmente alguns canais de tv fizeram ótimas reportagens sobre o Censo. Mas não houve divulgação PELO IBGE. Se houvesse, teria ajudado e muito

        Reply

    • Katia Regina genaio da cruz
      29/10/2022 @ 23:55

      Para mim tem sido uma experiência muito importante e construtiva, certo que temos que explicar o que e o censo, pessoas de 20,30, 35 anos nunca ouviram falar!
      Eu que já passei dos 50 na escola os professores falavam muito sobre na época das entrevistas.
      Também há muita confusão sobre o extinto Ibope. Acho que por conta da época de eleição.
      O IBGE foi muito mal falado nas redes sociais. As pessoas aproveitaram alguns eventos e detonaram. Estou servindo em Petrópolis e fiz a prova o curso e não posso reclamar de nada.

      Reply

    • Fernanda
      31/10/2022 @ 14:33

      Rosângela minha irmã, sou Fernanda e estou recenciando em Mongaguá e Itanhaém SP.
      Obrigada pelo texto, concordo plenamente, porque é uma experiência única e tão significativa para gente que toca gente, toca a terra, toca lares e essa imensidão a fora confrontada pela desigualdade.
      Que venha políticas públicas para ir revetendo o quadro social para justiça social.
      Colabo
      Satisfação para os que colaboraram com o censo 2022. Não esqueçamos que aconteceu a duras pressões desse governo que menosprezou a importância do Censo. Com dificuldades no percurso, sairá a fotografia do nosso país!

      Viva o IBGE!!!

      Reply

  5. Angelica
    27/10/2022 @ 19:02

    Sou recenciadora no Paraná, e sou muito bem tratada pelos moradores q fui recenciar. Busco terminar meus setores sempre em 15 em 15 dias e recebo certinho. Nunca tive problemas. Meu acs é meu acm são pessoas excelentes e com muito conhecimento para me ajudar quando preciso com respostas rápidas. Vejo muitas reclamações desnecessárias. Qual o problema de explicar a alguém q tem dúvidas sobre o censo. E feito de 10 em 10 anos. Se fosse feito a cada 3 anos. Tudo bem. Mais a cada 10 anos. Pq n explicar. Faz parte do pacote. Educação, respeito com o morador, auxiliar da melhor forma possível. E entendo q muitos tem problemas. Sim. Mas muita coisa é reclamacao desnecessária.

    Reply

    • André aziago dos santos
      29/10/2022 @ 19:34

      Eu estou muito feliz por estar nessa instituição. Uma experiência inesquecível. Muitos informantes não conhecem o censo demográfico, por isso nos maltrata e não querem responder o questionário,mas faz parte. É ser humano. Estamos chegando ao fim, e eu só tenho a agradecer. Boa sorte a todos os recenseadores que Deus nos ajude. Amém.

      Reply

  6. Maria
    28/10/2022 @ 09:04

    Pelos obstáculos pagam pouco. Poucos incentivos. Estou trabalhando,mas se tiver outra renda abandono pelo descaso, tem dinheiro mas para o bolso dos Políticos envolvidos.

    Reply

    • Cicera Medeiros
      28/10/2022 @ 13:16

      Pagamento muito pouco para muito trabalho,muita cobrança.
      Paga mal e demora fazer pagamento
      Ajuda de custo pouquíssima e quando recebemos já estamos na metade do setor,sem se falar que a ajuda de custo não da pra uma semana
      E com as ausências temos que voltar várias vezes na residência e o IBGE não paga.
      Paga o setor e mal, esse é um dos motivos de tantas desistências e demora para realizar o censo

      Reply

  7. Raissh Kelv Moreira de Sousa
    28/10/2022 @ 09:21

    Trabalhar para o instituto tá sendo uma grande frustração são. Eu nós dois primeiros setores foi uma das recenseadores mais produtivas. Mais quando era pra receber meu pagamento era a passos lentos, fazendo com que todos às minha contas fixas atrasem. Muita cobrança pouco auxílio. Aqui no Ceará é um sol pra cada cabeça, e se quer ganhamos um protetor solar, meu gasto com o mesmo tá de 250 até agora.

    Reply

  8. Maria Amélia
    28/10/2022 @ 10:29

    Estou muito triste com o ibge pois trabalho muito enfrentando perigo, sol,falta de informação sobre o ibge aí eu perco muito tempo falando pras pessoas o que é o censo e a acs demora para fazer a supervisão e enguanto isso fico sem trabalhar ,desse jeito não tem como acabar com o censo rápido.

    Reply

  9. Lucimar
    28/10/2022 @ 11:05

    Sou recenseador, e aqui na cidade de São José do Rio Pardo SP está difícil de concluir setores devido a falta de colaboração por parte da população que muitas vezes não sabem o que é o censo e para que ser por isso se recusam a receber os recenseadores.

    Reply

  10. Silvia
    28/10/2022 @ 14:05

    Essa é a minha primeira experiência como recenseadora. Eu não tive problemas com locomoção, atraso de pagamentos e fui bem recebida pela maioria dos moradores, porém, encontrei muita dificuldade por falta de de conhecimento, muitas pessoas nunca ouviu falar sobre o IBGE e Censo, faltou investir mais em divulgação, certamente facilitaria o nosso trabalho e os resultados seriam melhores.

    Reply

  11. Regiane Silva
    28/10/2022 @ 16:07

    Sou recenseadora e estou desmotivada pois muita cobrança… querem que vc trabalha sábado, domingo e feriado manhã tarde e noite… na hora de fechar o setor não correm nem um decimo e depois pagar é um descaso enorme demora demais… Quando vc recebe aí é a pior de todas as decepções… Não vale a pena…

    Reply

  12. Marcelo Berger de Vasconcelos
    28/10/2022 @ 17:24

    Boa Noite!
    Venha através desta declarar a minha insatisfação em relação ao IBGE e esses ACM, ACS e CCS, pois passei no concurso e já entregou toda documentação e agora depois de um mês e meio pedi para sair, pois me jogaram para um setor que preciso de ônibus e alimentação, mas entendo que vocês não vão pagar, pois hoje estão me cobrando uma documentação que já foi entregue ao ACS Anderson daqui do posto de São João de Meriti, que fica no Brizolão do Parque Alian e ele me informou que estava tudo correto, tenho observado que há uma certa peixada neste posto, pois os amiguinhos do CCS Luiz ficam nas melhores localizações e não cumprem o determinado pelo questionários pegando apenas nome, quantidade de pessoas e idade, e com isso fecham 4 setores e menos de um mês, recebi uma merreca no primeiro setor e eles não deixaram eu terminar o segundo setor faltando 10% e me transferiram, hoje a ACS Aline Dionísio me ligou me ameaçando do não recebimento do restante do setor caso eu não entregue esse documento que já entreguei e foi aceito. Eles fazem o que querem nesta região de São João de Meriti, agora caso eu não receba, vou levar o caso a justiça, pois cumpri com o que foi me determinado com responsabilidade, compromisso e até mesmo empatia. Esse edital de vocês não consta determinadas exigências feitas por esse superiores. Paguei para fazer um concurso que só perdi meu tempo.

    Reply

    • Redação Observatório 3º Setor
      28/10/2022 @ 20:43

      Olá, Marcelo. Indicamos que você entre em contato com as redes oficiais do IBGE, para que as informações sejam recebidas e tratadas pela organização responsável. Agradecemos seu comentário!

      Reply

  13. Deusilene Messias Rodrigues
    28/10/2022 @ 20:00

    Em primeiro lugar tem que pagar um salário digno pra o recenciador. Parece até que que o recenciador tá pedindo esmola nas ruas muito triste

    Reply

  14. Fabiano Souza
    28/10/2022 @ 20:03

    Olá! Sou recenseador em Juiz de Fora -MG , aqui encontro uma morosidade muito grande por conta dos moradores, principalmente em grandes condomínios fechados( portaria) moradores pra vir responder é na base do “pelo amor de Deus me responda”. Sou da opinião que não estou prestando favor pra morador nenhum! Responder o CENSO é lei! Tem multa, e de 1968, não respondeu o pau comeu! Nada a reclamar da minha supervisão e minha central , sempre me ajudam no possível!

    Reply

  15. Raquel
    28/10/2022 @ 21:44

    Minha sugestão para o próximo Censo é que coloquem um piso salarial para o recenseador, mesmo que ele seja um trabalhador temporário. É uma experiência ótima trabalhar no Censo, mas melhor que isso é saber que terá recompensa salarial digna pela sua contribuição no órgão.

    Reply

  16. Alessandra
    28/10/2022 @ 22:27

    Péssima experiência profissional,falam tanto em usar ética profissional mais não tem para com as pessoas que trabalham no instituto.nao pagam ,péssima administração sobre todos os ângulos trabalhistas! horrível.

    Reply

  17. Patricia Matos
    29/10/2022 @ 00:30

    Olá tenho grande orgulho em dizer que é meu terceiro censo, depois dessa pandemia podia rever pessoas q venceram a pandemia, mas também vi o que o governo fez pra trazer o auxílio Brasil. Infelizmente muitos q precisavam do benefício de suas aposentadorias por invalides a perderam sem nenhuma explicação, os mais afortunados continuam com duas contas altas, e menos continuam mais pobres.Hoje tenho orgulho novamente de estar colaborando para um desenvolvimento futuro melhor, tenho 2 filhos que também estão de Recenseadores, vc uma pena tanta reclamação, pessoas q hj nos tratam como lixo na rua, estamos trabalhando pra um Brasil melhor. Mas o ser humano está perdendo sua educação, respeito se perguntamos é pq é importante.
    Uma coisa q tenho certeza q resolveria afinal é Brasil realmente aplicar a multa, mexer com o bolso do povo resolve.
    Qto a minha ACM e ACS são excelentes.
    E digo mais deveriam ganhar mais pois trabalham muito. Quanto a taxa poderiam ter melhorado pois já ganhei muito dinheiro, porém agora é igual um comentário acima a cidade q moro interior de São Paulo Matão é extremamente quente, trabalho 10h dia l, e sei q sou excelente no q faço mas apesar do salario estar me decepcionando amo ser funcionário do Governo Federal

    Reply

  18. Maria Luiza Pereira
    29/10/2022 @ 01:46

    Sou Recenceadora do ibge e estou muito feliz em participar desse trabalho gosto muito de trabalhar com o público e uma das coisas que facilitou o meu tralho foi porque eu sou assistente social e isso ja me ajuda muito visto que eu ja tenho uma leveza para lidar com o público alvo

    Reply

  19. Luiz
    29/10/2022 @ 07:57

    IBGE a maior descepção, pedi desligamento em agosto por demora no pgto e muita desorganização e até hoje vamos para novembro e ainda não recebi todo o salário.
    Mandei um email para a chefe do IBGE de Minas, Maria Esteves e a mesma me ameaçou dizendo que eu estava desacatando ela, fui só pedir ajuda para pagarem o meu salário. Exigem muito e pagam merreca, não dão suporte nenhum, quanto relatei para o supervisor que fui ameaçado nada fizeram. Não aconselho ninguém trabalhar no censo é o maior golpe trabalhista dos últimos tempos, não tem benefícios, o valor para deslocamento é pequeno e não recebe até o fechamento total do setor. São covardes e não te informam nada e nem satisfação. Péssima experiência.

    Reply

    • João
      07/06/2023 @ 23:12

      A Maria Antônia Esteves está no cargo de chefia há cerca 20 anos. Isso é muito ruim para instituição, especialmente quando a pessoa é retrógrado, autoritário e simpatizante da ditadura militar. Acho que já tem mais de 70 anos e não larga a “carne seca”. Só na compulsória mesmo… Deus me livre…

      Reply

  20. Jose Luiz battistela
    29/10/2022 @ 18:15

    Sou recenseador em São Paulo e uma vergonha o que o IBGE está fazendo com os recenseadores, já gastei quase 200 reais de transporte e até agora um mês depois não fui ressarcido, sem falar naqueles pagamento de 50% do setor, pasmem recebi 295 reais pelo setor é humilhante trabalhar , demorar pra receber e qdo recebe é menos que um salário mínimo.
    Isto é o Brasil..

    Reply

  21. Marco Augusto Massoni
    30/10/2022 @ 22:17

    Eu também sou um sensor só tive uma vez ajuda de custo e cortaram minha cesta básica no CRAS, pra ajudar tenho pego muito lugares que não tem morador tudo vago a maioria dos lugares tenho confiança em DEUS é o que me sustenta cheguei receber 75.00 e uns centavos por um setor que precisei voltar várias vezes pra encontrar o morador mas aprendi dar graças a Deus em tudo e glórias a Deus é o que faz prosseguir e pra ajudar preciso fazer bicos pra arrecadar dinheiro pra pagar as contas e no momento estou usando o wi-fi do vizinho porque não dá pra pagar mais o telefone tenham um bom trabalho vamos vencer desistir nunca

    Reply

  22. Aparecida roza leandro
    31/10/2022 @ 12:51

    Não o salário é muito pouco nada a ver com o que recebi no censo 2010 muiyo triste pra quem tá desempregado e foi trabalhar no censo como eu

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *