Violência do Estado

Violência do Estado
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 55:02
 
1X
 

De acordo com o relatório ‘Human Rights Watch 2019‘, que compilou diversos dados e constatações sobre o estado da segurança pública brasileira, o país possui frequentes casos de abusos cometidos por parte da polícia.

O relatório também reitera que o governo federal não publicou um relatório anual sobre letalidade policial e mortes de policiais, conforme determinou a Corte Interamericana de Direitos Humanos em uma decisão de 2017.

Além disso, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 367 policiais foram mortos em 2017. No mesmo ano, policiais (tanto em serviço quanto de folga) mataram 5.144 pessoas, um aumento de 20% em relação a 2016.

Para falar sobre a violência praticada pelo Estado, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 24 de julho, Victor Barão, psicanalista, mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo, formador e pesquisador do campo da justiça restaurativa e que faz parte do Margens Clínicas, um coletivo que propõe políticas de reparação psicológica e atendimento a afetados pela violência de Estado na cidade de São Paulo, e Carlos Muanis, sociólogo, consultor associado da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e coautor dos livros ‘Conversas Políticas – Desafios Públicos’ (2014) e ‘A Crise das Esquerdas’ (2017), ambos publicados pela editora Civilização Brasileira.

Entre os assuntos abordados estão: violência contra pessoas de baixa renda, letalidade contra a população negra, violação de direitos humanos, as consequências da violência na saúde mental dos atingidos, e as formas de se reagir à violência do Estado.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre ódio de classe e como ele se apresenta na sociedade brasileira; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre a nova lei que atinge as agências reguladoras do Brasil e sua função na sociedade.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM