Voluntariado no terceiro setor

Voluntariado
Perspectiva
Perspectiva
Voluntariado no terceiro setor
Loading
/

Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado, que contou com 26% do valor total de doação; esses dados são do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

Serviço ou atividade voluntária é doar tempo e trabalho de maneira espontânea e sem remuneração para a comunidade, para projetos sociais, para programas assistenciais, causas, eventos e situações emergenciais. A Pesquisa Voluntariado no Brasil de 2021 do IDIS traz um retrato do tema, indica tendências e analisa as mudanças das duas últimas décadas, como o panorama de gênero, onde mulheres são 51% da força de trabalho voluntária.

Para refletir sobre voluntariado no terceiro setor, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (29/08), Rosa Richter Diaz, gerente de projetos e relacionamentos com OSCs do Atados; e Vito Aun Castells, gerente de voluntariado e equipes da TETO Brasil.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Adobe Stock