10 anos de QEdu: evento discute educação brasileira e reúne profissionais

Compartilhar

O evento, que tem como foco a discussão da educação brasileira pós-pandemia e desafios da área, é gratuito e acontece no dia 30 de novembro

educação brasileira sala de aula
Imagem: Adobe Stock | Licenciado

Por Julia Bonin

O QEdu completa 10 anos em 2022, sendo um dos maiores portais de dados educacionais abertos do Brasil. Para discutir desafios da educação brasileira, como alta desigualdade e baixos índices de aprendizagem em matemática, acontece, no dia 30 de novembro, o evento “10 anos de QEdu”. O encontro gratuito acontece no Insper, em São Paulo, das 9h às 18h, e reúne importantes profissionais da área. As inscrições podem ser feitas no link.

O objetivo do evento é auxiliar a sociedade, formuladores de políticas públicas, gestores e educadores na compreensão do atual cenário educacional no País para que, a partir disso, possam ser discutidos caminhos para a solução dos desafios postos. Entre os nomes confirmados nas mesas de discussão, estão Luiz Miguel Martins Garcia; presidente da Undime Nacional; Márcia Bernardes, presidente da Undime-SP; e Maurício Holanda Maia, que foi secretário de educação de Sobral (CE) e do Estado do Ceará.

Na palestra de abertura, às 9h, serão apresentados dados inéditos sobre o percentual de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, analisados a partir dos resultados deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, além de dados sobre a educação técnica e profissionalizante no País. 

A programação conta ainda com quatro painéis de discussão sobre desafios da educação brasileira: Alta desigualdade; Profissionalização da gestão; Baixos índices de aprendizagem em matemática; e Permanência Escolar. Alguns dos painéis acontecem de forma simultânea e é preciso optar por alguns deles no momento da inscrição. A programação completa pode ser consultada em aqui.

Haverá também o lançamento de uma plataforma voltada a professores, para ajudá-los na elaboração de melhores avaliações em sala de aula. O evento é organizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), centro de pesquisas na área de Educação e gestor do QEdu, e a abertura será transmitida no YouTube do Canal Futura

O QEdu foi lançado em 2012 pela Fundação Lemann em parceria com a Meritt e é um portal de dados educacionais abertos, estando presente em mais de 4 mil cidades. Na plataforma, é possível ter acesso a informações sobre a aprendizagem dos estudantes a nível nacional, por região, estado, município e também de todas as escolas públicas, além do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada localidade. Os dados contextuais e estudos fornecem um panorama detalhado sobre a Educação Básica brasileira com o objetivo de estimular o monitoramento da educação do país.


Compartilhar