A importância das assessorias de comunicação para o 3º Setor
Tema foi discutido na última palestra de um ciclo promovido pelo Observatório agora em junho
Entre os dias 9 e 30 de junho, o Observatório do Terceiro Setor promoveu o seu primeiro ciclo de palestras. Com o tema ‘O Terceiro Setor e a Comunicação no Brasil’, o ciclo abordou desde a importância de as organizações aprenderem a se comunicar melhor até ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade. E na última palestra, que ocorreu ontem (30), o instrumento discutido foi a assessoria de comunicação.
Muitas entidades não têm ideia do quanto contar com um trabalho de assessoria – seja contínuo ou para ações específicas – pode trazer resultados. Isso, porque é por meio da assessoria que as organizações normalmente conseguem chegar à mídia.
“Por mais críticas que se faça à mídia, ela ainda tem um importante papel na formação da opinião pública”, explicou o palestrante Franklin Valverde, jornalista, professor universitário e colunista de Cultura do Observatório.
Valverde também destacou que aparecer na mídia vai muito além de conseguir espaço em redes nacionais de televisão. A entidade pode conquistar públicos mesmo com aparições em jornais de bairro ou rádios comunitárias, por exemplo.
Além de falar da importância de aparecer nos veículos de comunicação, para alcançar novos públicos ou ganhar maior confiança daqueles que já se tem, o palestrante explicou aos presentes algumas das principais ferramentas usadas por uma assessoria, como o release (texto enviado para veículos de comunicação com uma sugestão de pauta) e o media training (treinamento de porta-vozes da organização para que eles saibam como agir durante entrevistas).
O professor destacou, ainda, diferentes situações em que um trabalho de assessoria pode ser contratado, como o lançamento de campanhas, a divulgação de um novo projeto e a prestação de esclarecimentos diante de alguma suspeita sobre a seriedade da instituição.
As outras palestras do ciclo abordaram a importância da comunicação para o Terceiro Setor, o uso das redes sociais e a convergência digital.
Todos os encontros ocorreram na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e foram gratuitos. Entre os participantes estiveram representes de organizações da sociedade civil, profissionais da área de comunicação e estudantes.