Apenas 3,3% dos estudantes querem ser professores no Brasil
Quando se trata de querer atuar como professor em escolas de educação básica, o percentual cai para 2,4%
Por: Isabela Alves
Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. O dado é de um levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015. E apenas 2,4% dos estudantes de 15 anos têm vontade de atuar como professores da educação básica.
O estudo ainda aponta que a carreira não atrai os alunos que têm melhor desempenho no Pisa. A avaliação internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é aplicada a estudantes de 15 anos. A avaliação inclui provas de leitura, matemática e ciências.
Entre os 70 países avaliados, o Brasil ficou na 65ª posição em matemática, na 63ª em ciências e na 59ª em leitura. Os estudantes que disseram que pretendem ser professores obtiveram 18,6 pontos abaixo da média do país em matemática, 20,1 pontos a menos em ciências e 18,5 a menos em leitura.
Os países com os maiores percentuais de estudantes que querem ser professores são Argélia (21,7%) e Kosovo (18,3%). Nesses países, no entanto, o desempenho desses alunos não é bom.
A Coreia do Sul e a Irlanda estão também entre os países com os maiores percentuais de estudantes que desejam ser professores, 13,8 e 12,6%, respectivamente. Ao contrário da Argélia e Kosovo, o desempenho dos alunos é bom, chegando, na Coreia, a ser superior à média nacional.