Especialista fala sobre a importância da comunicação interna nas ONGs
Tiemi Yamashita é estrategista social, especializada em comunicação e sensibilização de público
Por: Isabela Alves
Durante o quarto evento do ciclo de palestras ‘Profissionalizar para transformar o 3º Setor’, que ocorreu no dia 11 de abril, Tiemi Yamashita, que é estrategista social, especializada em comunicação e sensibilização de público, falou sobre como a comunicação interna pode ser usada para fortalecer as organizações.
Para ela, o primeiro passo para uma boa comunicação interna é entender como as pessoas se comportam dentro da instituição. Quando falta diálogo ou as pessoas não se respeitam como deveriam dentro da organização, é preciso encontrar a raiz do problema para resolvê-lo de forma efetiva.
“Poucas pessoas sabem dialogar e conduzir uma reunião. Ninguém ensina isso na escola ou na faculdade. A diferença entre diálogo e monólogo é clara: em um monólogo, apenas uma pessoa fala. Já no diálogo, duas pessoas ou mais conversam. Isso já faz uma tamanha diferença”, diz.
Segundo Tiemi, é fundamental estar aberto para ouvir novas ideias o tempo todo. Por isso, a primeira dica da especialista é oferecer espaços onde todos tenham voz. “Todos têm uma visão de mundo e é preciso ter respeito. Isso não quer dizer que vamos concordar com tudo, mas ouvir é um começo fundamental’’.
Outra ideia é conhecer a história de cada pessoa, pois, a partir do momento em que as pessoas se colocam no lugar das outras, é possível compreender melhor a sua trajetória de vida e por que pensa de determinada maneira.
Tieme frisa que esse conselho serve até para pessoas que têm uma opinião radical. “Por que ele pensa assim e o que fez ele acreditar que aquele era o melhor caminho?”, devemos nos perguntar. “Se julgamos e excluímos, acabamos fazendo a mesma coisa que o outro”, destaca.
A estrategista também aponta que as redes sociais podem ser utilizadas como uma ferramenta para se relacionar com o público interno. Tais tecnologias existem para facilitar a vida, então é necessário saber usá-las de maneira construtiva com constantes lembretes e novidades.
Na hora das reuniões periódicas, Tieme ressalta que é preciso ter cartazes que indiquem os acordos feitos de uma forma clara para que todos entendam e saibam seguir as regras. É possível até trazer mais leveza nessa hora com comida, por exemplo.
“A lembrança afetiva é o que faz as pessoas se recordarem dos momentos de maneira agradável. Desde que o homem é homem, uma maneira de mostrar que você se importa com ele é oferecendo comida. Assim, ele se sente cuidado e importante. É bom lembrar que não se trata de quantidade, mas sim do ato de carinho e atenção”, fala.
Tiemi também destaca que preciso deixar claro para as pessoas, desde funcionários até fornecedores e patrocinadores, quem é a instituição, o que ela faz, por que faz, como faz e para quem desenvolve esse trabalho.