Instituto IDIS lança guia sobre filantropia para jovens
O guia analisa casos de jovens filantropos, apontando suas experiências, motivações, potenciais e desafios ligados ao ato de promover ações de filantropia
Por: Mariana Lima
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) está disponibilizando para os brasileiros o guia ‘Filantropia da Próxima Geração – Encontrando o caminho entre Tradição e Inovação’.
A publicação integra, originalmente, a coleção Philanthropy Roadmap, da Rockefeller Philanthropy Advisors, organização americana que gerencia mais de US$ 200 milhões em doações anuais.
Para trazer o guia para o Brasil, o IDIS conta com o apoio da Family Business Network (FBN Brazil), associação que reúne famílias empresárias para aprendizado e troca.
A publicação aponta para um maior envolvimento de famílias na estruturação de ações filantrópicas com foco no impacto social. É defendido que há um alto potencial de transformação caso mais filantropos criem iniciativas.
O guia evita fazer referência à idade, e define a nova geração como “filantropos que se veem como descendentes, e não ancestrais, e querem usar sua riqueza a serviço dos outros”.
O material apresenta alguns casos de jovens filantropos para serem analisados, trazendo experiências, motivações, potencial e os desafios no ato de doar.
No Brasil, o material inclui um caso nacional com a história de Rodrigo Pipponzi, bisneto do fundador da Droga Raia.
Com o objetivo de ajudar o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), ele criou a revista Sorria, que é vendida nos caixas da rede de farmácias.
Atualmente, o projeto já distribui R$ 38 milhões para mais de 100 ONGs, expandindo a parceria para diversas redes de varejo.
Para baixar o guia, clique aqui.