Oxfam destaca ações urgentes para os 100 primeiros dias de governo

Compartilhar

A campanha 100 Dias contra as Desigualdades, da Oxfam Brasil, visa influenciar a próxima gestão federal a priorizar as pautas indicadas nos debates públicos

governo
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

A campanha 100 Dias contra as Desigualdades, da Oxfam Brasil, listou 10 ações urgentes para os 100 primeiros dias do novo governo. Lançada na quinta-feira (1/12), a lista aborda medidas relacionadas à qualidade de vida da população brasileira, ao combate à fome e desigualdades sociais.

O objetivo da campanha 100 Dias contra as Desigualdades é influenciar a nova gestão federal, que tem início no dia 1º de janeiro de 2023, a priorizar pautas consideradas urgentes para o debate público. Segundo a Oxfam, os primeiros meses são fundamentais para definir o caminho que o governo pretende seguir.

As 10 ações sugeridas pela Oxfam são: garantia da diversidade de gênero, raça e região na composição do primeiro e segundo escalão do governo federal; restabelecimento de uma política nacional de participação social; aprimoramento do Bolsa Família; plano de enfrentamento da fome; valorização real do salário-mínimo; demarcação de terras indígenas e titulação de quilombos e territórios agroextrativistas; taxação extraordinária de super ricos; adoção de medidas de transparência e responsabilidade com o orçamento federal; enfrentamento do trabalho análogo à escravidão e precário no campo; retomada dos compromissos climáticos e aplicação das políticas ambientais.

Para Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, a sociedade civil deve estar presente nos primeiros cem dias tanto para apoiar quanto para criticar medidas que não sigam essa direção. “Existe muita expectativa com o novo governo, ao mesmo tempo, a aliança amplíssima que foi feita demonstra que muitos interesses estarão pressionando o governo. A sociedade civil não pode estar fora desse momento histórico de reconstrução de uma democracia para todas e todos”.

Todas as medidas foram elaboradas pela equipe de comunicação da Oxfam Brasil, com base em dados da própria organização e institutos de pesquisa como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A iniciativa está alinhada a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam construir um mundo mais igualitário e sustentável. Entre os principais ODS contemplados estão o ODS 1 – Erradicação da pobreza, o ODS 10 – Redução das desigualdades e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil que atua em prol do combate às desigualdades, com foco em quatro áreas: Justiça Rural e Desenvolvimento, Justiça Social e Econômica, Justiça Racial e de Gênero, e Justiça Climática e Amazônia.


Compartilhar