Prêmio Melhores ONGs 2023 anuncia lista de vencedores

Compartilhar

Promovido pelo Instituto O Mundo Que Queremos e Instituto Doar, o Prêmio Melhores ONGs 2023 divulgou a lista dos vencedores desta edição, reconhecendo as organizações e seus trabalhos de gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência na sociedade brasileira.

terceiro setor
Foto: Adobe Stock

Por Redação

O Prêmio Melhores ONGs, uma das maiores premiações do terceiro setor promovida pelo Instituto O Mundo Que Queremos e Instituto Doar, lançou a lista das 100 melhores ONGs de 2023. Em parceria com o Prosas, uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais, o processo de seleção ocorreu em duas fases. A primeira fase focou em questões objetivas e dados verificáveis, enquanto a segunda deu prioridade a questões mais complexas, respostas detalhadas e documentos que demonstrassem boas práticas de gestão e transparência.

Uma banca de professores, pesquisadores, jornalistas e líderes sociais analisou as informações enviadas e anunciou as 100 organizações que mais se destacaram.

O Prêmio Melhores ONGs não apenas reconhece as organizações vencedoras, mas também contribui para o aprimoramento contínuo de todas as organizações que se inscrevem, oferecendo uma devolutiva detalhada. Isso permite que as organizações avaliem seu desempenho em relação às melhores referências do setor e identifiquem áreas que podem ser aprimoradas.

Desde 2017, essa premiação técnica e objetiva tem servido como um farol para doadores e voluntários, auxiliando-os na tomada de decisão sobre onde direcionar seu apoio financeiro e horas de voluntariado. A iniciativa Melhores ONGs do Brasil dá visibilidade e parabeniza organizações com excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A inscrição é aberta e gratuita para todas instituições que se enquadram nos requisitos.

Entre os ganhadores está a Agência do Bem, Aldeias Infantis SOS Brasil, Amigos do Bem, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Associação de Amparo ao Idoso – Instituto Velho Amigo, Associação Junior Achievement do Rio de Janeiro, Casa do Zezinho, Childhood Brasil, Cruz Vermelha Brasileira – Estado de São Paulo, Gastromotiva, Habitat para a Humanidade Brasil, Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil, Instituto do Câncer Infantil, Instituto Elos, Instituto Futebol de Rua, Instituto Igarape, Instituto Jô Clemente, Instituto Mano Down, Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), Instituto Verdescola, Plan International Brasil, Soul Bilíngue, União dos Escoteiros do Brasil, United Way Brasil (UWB). Veja a lista completa aqui.

O Prêmio Melhores ONGs está diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam abordar questões sociais, econômicas e ambientais para alcançar um mundo mais justo e sustentável até 2030.


Compartilhar