Projeto apoia treinamento de professores de 35 ETECs
O novo projeto realizado pela Fundação Schneider Eletric e Educando tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de cursos técnicos do Centro Paula Souza no estado de São Paulo em áreas ligadas à energia renovável e eletrônica
A Schneider Electric, por meio da sua Fundação em parceria com a Educando, Instituição sem fins lucrativos, fornecerá tecnologia e formação continuada aos professores de Escolas Técnicas com a metodologia STEM, beneficiando de forma direta os estudantes de cursos profissionalizantes de 35 Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) do Centro Paula Souza. O intuito é oferecer equipamentos, soluções e softwares atualizados para a capacitação nas áreas de energia, eletricidade básica, automação industrial, energia renovável, edificações, entre outras.
O presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias, explica que a Fundação criou o Programa de Acesso à Energia em 2009. “Um dos eixos dessa iniciativa da Fundação é o ‘Acesso a Treinamento’, para promover o desenvolvimento de profissionais para um mercado do trabalho cada vez mais digital e voltado para o combate das mudanças climáticas”, afirma Matias
A Educando irá promover o treinamento em STEM, por meio do STEM Brasil, para os professores das ETECs, para que os estudantes tenham habilidade de usar conhecimentos em tecnologia, matemática, ciência e engenharia para a solução de problemas no mercado profissional. Aproximadamente 120 mil estudantes do Centro Paula Souza devem receber o treinamento
“O treinamento na metodologia STEM, estimula os jovens a ingressarem em carreiras científicas e técnicas, que demandam domínio em soluções digitais e sustentáveis e são fortemente reconhecidas pelo mercado de trabalho”. explica Marisa Cesar, Diretora Executiva da Educando Brasil. “O STEM Brasil apoia e dá suporte para professores, ajudando a melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes nas áreas de Ciências e Matemática ao propor mudanças metodológicas nas aulas ministradas em favor de aprendizagem ativa, em sintonia com as demandas do futuro do trabalho, complementa”.
O Coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquiades de Araujo, do Centro Paula Souza informa que as parcerias com empresas privadas e ONGs são importantes para manter os docentes e as propostas de ensino atualizadas. Assim, os alunos que se formam nos cursos técnicos das ETECs têm um alto nível de empregabilidade e conhecimento. “Os profissionais atuantes no mercado sabem quais são as habilidades e estratégias que as organizações demandam, por isso, esse projeto, junto à Schneider Electric e sua Fundação e à Educando, será relevante para nossas escolas”.
O propósito da Fundação Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. A missão da fundação é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.
A organização Educando trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 21 anos, a instituição já levou formação continuada para aproximadamente 16.093 educadores de 11.914 escolas no Brasil e no México, com impacto a cerca de 6,3 milhões de estudantes.
O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em 363 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 76 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 316 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológico.
Este treinamento esta alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda da ONU, sendo os ODS 4, 8 e 17, que dizem respeito a educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico e parcerias e meios de implementação.