31% dos brasileiros fizeram doação em 2022
Cerca de um terço (31%) dos brasileiros fizeram ao menos uma doação em dinheiro, indica a pesquisa “Percepção e Prática de Doação no Brasil”
Da Redação
A pesquisa, “Percepção e Prática de Doação no Brasil”, realizada pelo Datafolha entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023, ouviu 2.017 pessoas com abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as regiões do Brasil.
Cerca de 31% dos brasileiros, com idade de 16 anos ou mais, realizaram ao menos uma doação em dinheiro para alguma instituição, obras sociais de igrejas, para grupos organizados, ou, para campanhas de captação para projetos sociais, no ano de 2022.
Esse número sobe para 49% quando perguntado àqueles que possuem ensino superior, e, com mesmo índice, para àqueles que possuem renda familiar acima de 10 salários mínimos. A doação financeira é também mais alta entre àqueles com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (42%) e para os pertencentes às classes A e B (46%).
As doações em dinheiro foram mais citadas entre os moradores da região Sudeste do que os moradores da região Nordeste (35%, ante 26%). Por sua vez, são encontrados índices mais baixos, em comparação ao total, para os que estudaram até o ensino fundamental (24%), os que pertencem às classes D e E (20%) e, os que possuem renda familiar mensal até 2 salários mínimos (16%). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Em artigo para o Observatório do Terceiro Setor sobre a pesquisa Voluntariado no Brasil, a palestrante e consultora nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e terceiro setor, Silvia Naccache, fala sobre a importância das pesquisas quando o assunto é doação e solidariedade. “Se por um lado é o coração e a emoção que nos movem e mobilizam para a filantropia e o voluntariado, são dados, informações, números e resultados monitorados e acompanhados que garantem os investimentos e as doações de recursos materiais, financeiros e de tempo.
A cultura de doação contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.