Economia Circular: Alunos de escola pública de São Paulo engajam a comunidade
O RecycleWays, projeto de alunos da ETEC de Francisco Morato, na Grande São Paulo, tem conseguido mudar a realidade dos estudantes e engajar a comunidade ao promover a Economia Circular na prática e utilizar os recursos gerados no desenvolvimento dos jovens
Por Iara de Andrade
O RecycleWays, projeto de alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Francisco Morato, na Grande São Paulo, tem conseguido mudar a realidade dos estudantes e engajar a comunidade ao promover a Economia Circular na prática e utilizar os recursos gerados no desenvolvimento dos jovens.
A iniciativa mobiliza os estudantes para a reciclagem de resíduos como óleo de cozinha, metal, plástico e lixo eletrônico, e já arrecadou, somente esse ano, R$ 67 mil, sendo R$35 mil fruto da venda dos materiais reciclados.
Além de promover a preservação do meio ambiente, reduzindo a produção de resíduos por meio da logística reversa, a partir dos recursos, o projeto foi capaz de levar estudantes e educadores para duas viagens internacionais.
Os alunos idealizadores do RecycleWays venceram a primeira edição do Desafio Circular SP 2022, iniciativa do Movimento Circular para promover um mundo sem lixo, em parceria com a Dow Brasil e a Coopercaps, com apoio do Centro Paula Souza e do governo de São Paulo.
A ideia surgiu em 2015, quando a escola percebeu que muitos estudantes não conseguiam custear uma visita técnica simples ao porto de Santos, que é parte do programa de Logística.
A comunidade abraçou a causa, doando resíduos e as empresas compraram os recicláveis. Daí por diante o projeto cresceu e conseguiu chegar além do porto, permitindo que mais 500 estudantes de famílias de baixa renda conhecessem novos lugares e vivenciassem, na prática, atividades profissionais de reciclagem.
A iniciativa dos estudantes é inspiradora e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12, sobre produção e consumo sustentáveis; 13, sobre tomar medidas para combater as mudança global do clima; e 15, sobre promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.