Especialista dá dicas sobre relacionamento com doadores no 3° Setor
João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR, ministrou palestra durante ciclo promovido pelo Observatório
Por: Isabela Alves
A palestra ‘Captação de recursos: relacionamento com doadores’, ocorreu no terceiro evento do ‘Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3° Setor’, realizado pelo Observatório do Terceiro Setor, e foi ministrada por João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Os doadores são pessoas, empresas ou parceiros que financiam uma causa. E o especialista destacou que são esses doadores que garantem a sobrevivência das organizações e permitem que as mesmas tenham a capacidade financeira necessária para gerar impacto na vida de outras pessoas.
“O doador é o centro de tudo. O doador é a pessoa mais importante e deve se tornar o seu parceiro mais próximo, porque ele representa a possibilidade de a gente conseguir fazer a diferença na vida dos outros”, explica Vergueiro.
De acordo com o estudo ‘Perfil Das Organizações da Sociedade Civil no Brasil’, realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), o Brasil possui 820 mil organizações da sociedade civil. Com tantas instituições no país, o doador precisa escolher a causa que mais lhe move. “Todo mundo tem algo que faz com que você se transforme por dentro ”, lembra o especialista.
Depois que o doador encontra uma organização com uma causa que o sensibiliza, a instituição precisa estabelecer um relacionamento com o mesmo. Vergueiro fala que, primeiramente, é necessário interagir com os doadores de maneira individual, enviando um e-mail, por exemplo. Desta maneira, o doador compreende a sua importância para a instituição e se sente valorizado.
Outra dica é envolver os doadores na vida da organização. “Tem uma expressão que chamamos de ‘vaca leiteira’, que é da onde sempre sai o dinheiro. O doador não quer ser visto dessa forma. Ele quer contribuir e participar”.
Segundo o captador, não basta entrar em contato apenas para pedir dinheiro. É necessário convidar os doadores para conhecerem o trabalho da instituição de perto, seja realizando trabalho voluntário, seja participando de eventos, por exemplo.
Ao criar esse vínculo, João Paulo aponta que é possível até pedir conselhos para os doadores nos momentos de decisões importantes da organização, como a criação de uma nova identidade visual ou a construção de um novo plano estratégico.
Vergueiro reforça, ainda, que é preciso tratar a relação entre organização e doadores como algo que durará para sempre. Isso significa que os doadores antigos devem ser sempre valorizados para manterem o interesse na organização.
Como última dica, ele cita que o uso de algum Customer Relationship Management (CRM), ou Sistema de Relacionamento com Clientes, é necessário no terceiro setor.
“Quando a pessoa começa a se tornar um doador, recebe um e-mail de boas-vindas. Depois de seis meses, a organização manda outra mensagem agradecendo pela ajuda do doador. Passou um ano, ele recebe uma carta do presidente da instituição, e assim por diante. São essas coisas que estabelecem um vínculo. Relacionamento com o doador se trata de planejamento e investimento”, finaliza.
Para acessar a apresentação de slides do palestrante, clique aqui.
Assista à palestra completa abaixo:
Como eventos podem ajudar a entender melhor o dia a dia da sua OSC
22/03/2019 @ 10:00
[…] Selma afirma que o ‘Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o Terceiro Setor’ a ajudou a enxergar diversas boas práticas que já eram adotadas na ABC Rainha Paz, principalmente em relação à captação de recursos – área que foi abordada nos três primeiros eventos do ciclo pelo especialista João Paulo Vergueiro. […]