Produtos sociais arrecadam recursos para organizações do terceiro setor
Incentivando a cultura de doação, os produtos sociais do Instituto MOL possibilitam que as pessoas destinem recursos para projetos de diversas causas no dia-a-dia
Da Redação
Você sabia que pode ajudar diversas causas sociais no seu cotidiano? Essa é a proposta dos produtos sociais do Instituto Mol, itens cujo valor arrecadado pelas vendas é destinado a organizações da sociedade civil.
O modelo compre-e-doe incentiva a sociedade a desenvolver uma cultura de doação. O ato solidário pode ser feito por meio da compra de um item feito por uma ONG, um item que destina os lucros para os projetos sociais e até mesmo através de transações bancárias.
Em 2022, foram realizadas 60 campanhas neste modelo. Um grande exemplo de produto social de sucesso é a campanha Protea Amar; através da venda de 6 mil unidades de sabonetes da ONG, foram arrecadados R$ 132 mil para pacientes de câncer de mama. Uma outra iniciativa positiva foi realizada pela Qualitá; a venda de biscoitos de polvilho reuniu mais de R$ 267 mil para a Falcons University, da Gerando Falcões.
A lista não para por aí. Marcas como Ambev, Nivea, Starbucks, Chilli Beans, Zé Delivery, Havaianas e Fila também disponibilizaram produtos compre-e-doe no ano passado, mostrando que a possibilidade de doar está presente em diversas atividades do cotidiano.
Neste ano, ações da Editora MOL também tiveram destaque. Junto ao Instituto Riachuelo, a editora lançou o livro Mães E Filhas com objetivo de arrecadar mais de R$272 mil para um projeto que apoia 120 famílias produtoras de algodão agroecológico no Rio Grande do Norte. Ao lado da rede RD-RaiaDrogasil, a empresa também desenvolveu a publicação Sorria, com lucro revertido para 23 organizações que atuam na área da saúde, como o GRAACC e a Turma do Bem.
Interessados em contribuir para a corrente solidária podem encontrar mais informações sobre os produtos sociais no site do Guia MOL.