Dia de Doar promove primeiro encontro online de 2022
Foco do primeiro encontro da série ‘Diálogos do Dia de Doar’ de 2022 foi a comunicação nas OSCs. Evento contou com a participação da editora do portal Observatório do Terceiro Setor, Josilene Rocha
Por Flávia Santos
Na última terça-feira, dia 5 de abril, ocorreu o primeiro encontro da série ‘Diálogos do Dia de Doar’ de 2022, com foco na comunicação de causas e projetos sociais. E o Observatório do Terceiro Setor foi a instituição convidada a falar sobre o tema, representado pela editora do portal e das mídias sociais, Josilene Rocha, que é jornalista e pós-graduada em Marketing Digital.
A conversa foi mediada pela também jornalista Carolina Farias, do Dia de Doar, e foi transmitida no formato de live no canal do Youtube e na página do Facebook do Dia de Doar.
Ao longo da conversa, foram abordados temas como os principais desafios enfrentados pelas organizações do terceiro setor na captação de recursos, quais são as melhores maneiras de se comunicar com o público e como elaborar um plano de comunicação.
As duas jornalistas também falaram sobre como uma boa comunicação pode trazer diferentes benefícios para as organizações, como maior credibilidade, mais recursos financeiros, mais voluntários e fortalecimento da causa.
Entre as dicas apresentadas por Josilene Rocha, que atua desde 2015 no Terceiro Setor, está contar histórias de pessoas que fazem parte do dia a dia da organização. “Busque histórias de pessoas que estão enfrentando esses problemas, mostre histórias de pessoas que sua organização já atendeu e como que esse trabalho mudou a vida delas”, pontuou.
Outro tópico abordado foi a importância de fazer os diferentes públicos da organização – profissionais, voluntários, doadores e pessoas atendidas – se sentirem pertencentes à organização. Isso pode ser feito ouvindo o que essas pessoas têm a dizer e tentando promover uma comunicação que leve em consideração as necessidades e interesses dessas pessoas.
Além disso, Carolina e Josilene conversaram sobre a importância de as organizações se inserirem nas redes sociais, não só publicando conteúdo, mas também observando quem é o público e como ele se comporta em cada uma das plataformas.
Durante a live, as pessoas que estavam acompanhando também tiveram um espaço aberto para perguntas, para que todos tivessem a oportunidade de tirarem suas dúvidas sobre comunicação no terceiro setor, principalmente pensando na captação de recursos.
Ao longo da conversa, Carolina também falou sobre o Dia de Doar, que é uma campanha anual que promove a cultura de doação, e destacou que é possível encontrar diversos materiais no site oficial da iniciativa, para que cada organização possa promover a sua própria campanha. Ela também disponibilizou o planejamento semanal do Dia de Doar para inspirar o público do evento.
Assista à conversa completa abaixo:
Instituto Horas da Vida lança campanha para arrecadar doações
18/04/2022 @ 08:15
[…] o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social, lançou uma campanha para arrecadar doações pelo aplicativo Ribon, que conecta pessoas a causas e torna possível […]
Novo encontro promovido pelo Dia de Doar falará sobre solidariedade
16/05/2022 @ 14:14
[…] Com o intuito de discutir o movimento nacional focado nas organizações sociais, foi pensada uma série de encontros online com temas diversos, chamada “Diálogos do Dia de Doar”. […]