Amigas criam marketplace de causas para ajudar organizações do 3º setor
Criada por duas amigas, a Good Donor é um marketplace de causas sociais em que o doador escolhe uma causa e beneficia todas as organizações parceiras
Por: Juliana Lima
A Good Donor é um marketplace de causas que arrecada doações para ajudar organizações do terceiro setor. Nela, cada doador escolhe a causa social que gostaria de ajudar e faz uma doação mensal. Depois, o valor arrecadado é dividido igualmente entre todas as organizações participantes da causa escolhida.
Por trás da Good Donor estão as amigas Carolina Rio Branco, que é designer, e Daniele Oliveira, que é publicitária. Segundo contam, a ideia surgiu em janeiro de 2021, quando a cidade de Manaus sofreu uma crise de saúde com o desabastecimento de oxigênio em seus hospitais. Na época, Carolina, tocada com a situação, quis ajudar de alguma forma mas não sabia para quem fazer sua doação.
“Havia centenas de instituições com o mesmo objetivo, como escolher para qual instituição doar? Como saber se minha doação está sendo bem aplicada?”, disse a jovem.
Foi então que sua amiga Daniele, que já trabalhava com ONGs, teve a ideia de criar o marketplace de causas sociais. No final do mês de maio, a Good Donor já estava de pé atendendo oito instituições divididas em três causas: Juntos Pelos Animais, Combate à Pobreza e Educando o Futuro.
Agora, já são 27 organizações divididas em 11 causas. A mais recente, Apoio ao Meio Ambiente, foi lançada no dia 17 de novembro e as doações vão para a SOS Amazônia e o Instituto Jurumi – GO.
As amigas contam que, no início, as organizações foram escolhidas pela proximidade que tinham com as causas, o que facilitou nas parcerias. Mas agora a seleção está um pouco mais rigorosa. Para serem selecionadas, as instituições precisam preencher uma planilha com todos os custos de operação e as atividades realizadas. Depois, há entrevistas com os gestores e visitas às instalações.
Para participar do marketplace, as organizações parceiras devem enviar mensalmente um relatório com, pelo menos, quatro atualizações do andamento de suas atividades. Assim, a Good Donor sabe no que focar sua divulgação. Além disso, os doadores recebem mensalmente um relatório que mostra como sua contribuição ajudou nas atividades das instituições.
Segundo as amigas, a transparência é fundamental. “Nosso objetivo é manter as instituições parceiras. Elas são como uma empresa, precisam de uma garantia de renda mensal, de planejamento, de uma equipe capacitada. Por isso focamos na continuidade, na recorrência, para capacitar e potencializar as ações dessas organizações, aumentando seu impacto e ajudando mais pessoas”, disse Carolina.
Para conhecer mais, visite o site oficial da Good Donor.
Fonte: UOL ECOA